Segunda-feira | 1º de fevereiro, 2021 | 17h19
ELEIÇÕES NO CONGRESSO NACIONAL
O DEM resolveu ficar neutro durante a eleição e nos bastidores especula-se que o PSDB também irá pelo mesmo caminho. Ambos os partidos abandonaram o candidato Baleia Rossi (MDB-SP), preferido de Rodrigo Maia (DEM-RJ) que se sentindo traído ameaçou deixar o partido. O experiente comentarista político da Jovem Pan, José Maria Trindade, bem definiu os fatos que ocorreram neste domingo (31), como a “Noite dos Punhais”.
Gerson Soares
O candidato Artur Lira (PP-AL) preferido pelo presidente Jair Bolsonaro é tido como o provável vencedor para ocupar o cargo de presidente da Câmara dos Deputados no biênio 2021/2022. Mas é seguido de perto por Baleia Rossi (MDB-SP) apoiado pelo, ainda, presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) que deixa o cargo desgastado com seu partido, que declarou neutralidade neste domingo (31), e também com políticos que apoiam Bolsonaro. Agora é esperar para ver como vai agir sem o foco dos holofotes da mídia.
Dentre as principais funções do presidente da Câmara dos Deputados, além de definir as pautas que serão votadas no Plenário, é a de substituir o presidente da República, nos casos de impedimento ou ausência dele e do vice-presidente. Caberá ainda ao eleito a convocação das sessões do Plenário da Câmara, presidindo-as; distribuir as propostas entre as comissões permanentes ou especiais; designar seus membros titulares e suplentes mediante a comunicação dos líderes; assim como outras atribuições.
Mesa Diretora
Além de presidir a Mesa Diretora, o presidente poderá tomar parte nas discussões e deliberações com direito a voto. Responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara dos Deputados, a Mesa Diretora tem como uma das principais funções a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado. Fazem parte dela o presidente e dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.
O início dos trabalhos legislativos do Congresso Nacional está marcado para o dia 3 de fevereiro, com sessão de abertura às 16h. A solenidade deverá contar com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (Executivo), do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux (Judiciário) e será conduzida pelas novas Mesas Diretoras das duas Casas, a serem eleitas hoje.
Com informações das agências Senado e Câmara
Leia mais sobre
ALÔ BRASIL
Leia as últimas publicações