Oito deputados disputam a presidência da Câmara, eleição deve avançar pela madrugada


Segunda-feira | 1º de fevereiro, 2021 | 17h19

 

ELEIÇÕES NO CONGRESSO NACIONAL


O DEM resolveu ficar neutro durante a eleição e nos bastidores especula-se que o PSDB também irá pelo mesmo caminho. Ambos os partidos abandonaram o candidato Baleia Rossi (MDB-SP), preferido de Rodrigo Maia (DEM-RJ) que se sentindo traído ameaçou deixar o partido. O experiente comentarista político da Jovem Pan, José Maria Trindade, bem definiu os fatos que ocorreram neste domingo (31), como a “Noite dos Punhais”.


Gerson Soares

O candidato Artur Lira (PP-AL) preferido pelo presidente Jair Bolsonaro é tido como o provável vencedor para ocupar o cargo de presidente da Câmara dos Deputados no biênio 2021/2022. Mas é seguido de perto por Baleia Rossi (MDB-SP) apoiado pelo, ainda, presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) que deixa o cargo desgastado com seu partido, que declarou neutralidade neste domingo (31), e também com políticos que apoiam Bolsonaro. Agora é esperar para ver como vai agir sem o foco dos holofotes da mídia.

 

Nesta segunda-feira (1º de fevereiro) o Brasil conhecerá os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal que compõem o Congresso Nacional. A expectativa é que a eleição na Câmara avance pela madrugada desta terça-feira (2). Foto: Pedro França/Agência Senado

 

Dentre as principais funções do presidente da Câmara dos Deputados, além de definir as pautas que serão votadas no Plenário, é a de substituir o presidente da República, nos casos de impedimento ou ausência dele e do vice-presidente. Caberá ainda ao eleito a convocação das sessões do Plenário da Câmara, presidindo-as; distribuir as propostas entre as comissões permanentes ou especiais; designar seus membros titulares e suplentes mediante a comunicação dos líderes; assim como outras atribuições.

Mesa Diretora

Além de presidir a Mesa Diretora, o presidente poderá tomar parte nas discussões e deliberações com direito a voto. Responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara dos Deputados, a Mesa Diretora tem como uma das principais funções a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado. Fazem parte dela o presidente e dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.

O início dos trabalhos legislativos do Congresso Nacional está marcado para o dia 3 de fevereiro, com sessão de abertura às 16h. A solenidade deverá contar com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (Executivo), do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux (Judiciário) e será conduzida pelas novas Mesas Diretoras das duas Casas, a serem eleitas hoje.


Com informações das agências Senado e Câmara

Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Simone Tebet (MDB-MS), Major Olimpio (PSL-SP), Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Lasier Martins (Podemos-RS). Foto: Agência Senado

Leia mais sobre
ALÔ BRASIL

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Presépio e a magia da natividade
Exoesqueleto robótico para reabilitação humana
Covid-19: filme de PVC para alimentos inativa o SARS-CoV-2
Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
  • Presépio e a magia da natividade

  • Exoesqueleto robótico para reabilitação humana

  • Covid-19: filme de PVC para alimentos inativa o SARS-CoV-2

  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

Categorias

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This