Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados


Terça-feira | 2 de fevereiro, 2021 | 13h50


ELEIÇÕES NO CONGRESSO NACIONAL


A eleição ocorreu dentro da normalidade e o novo presidente foi eleito no 1º turno com 302, apoiado por um bloco formado por 11 partidos. Eleição da Mesa Diretora acontece hoje a partir das 18h.


Agência Câmara de Notícias
Com reportagens de Eduardo Piovesan e Carol Siqueira

Prometendo neutralidade e diálogo, o deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito para presidir a Câmara dos Deputados durante o biênio 2021/2022. O candidato Baleia Rossi (MDB-SP) recebeu 145 votos. A votação dos demais candidatos foi a seguinte: Fábio Ramalho (MDB-MG), 21; Luiza Erundina (Psol-SP), 16; Marcel van Hattem (Novo-RS), 13; André Janones (Avante-MG), 3 ; Kim Kataguiri (DEM-SP), 2 votos; e General Peternelli (PSL-SP), 1. Também foram registrados 2 votos em branco.

 

O deputado Arthur Lira comemorou em pé o resultado da eleição. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

 

Arthur Lira foi apoiado por um bloco formado por 11 partidos (PSL, PP, PSD, PL, Republicanos, Podemos, PTB, Patriota, PSC, Pros e Avante) e tomou posse do cargo logo em seguida à divulgação do resultado.

Neutralidade

“Faço questão de iniciar esta jornada como os senhores estão vendo, de pé, em homenagem a todos os presentes, a todos os partidos, aos que votaram e não votaram em mim”, declarou. Ele prometeu respeitar “as forças vivas desta Casa Legislativa e a proporcionalidade”.

Dizendo que a política tem uma dívida com o povo brasileiro, conclamou os partidos a buscarem pontos mínimos e comuns para ajudar os brasileiros a enfrentar a pandemia. Mas a dívida com o povo não se trata apenas de defender a vacinação, há uma imensa pauta de reformas necessárias para que a vida no Brasil seja mais digna.

Mesa Diretora

A votação para a formação da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados deve acontecer somente hoje (2), a partir das 18 horas. Aliás, esse foi o primeiro ato do novo presidente, que revogou a decisão do então presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) em aceitar o registro do bloco de partidos que apoiaram o candidato Baleia Rossi.

De acordo com Lira um bloco inexistente, por ter perdido o prazo da inscrição, apesar de terem alegado problemas técnicos do sistema. Com o que discordou o 1º vice-presidente da gestão de Maia, deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), questionando a decisão do então presidente.

“Não houve problema no sistema, nós temos uma certidão. Eles perderam o prazo. O prazo era meio-dia, e ele [Rodrigo Maia] está deferindo o PT no bloco do outro candidato, um bloco que não existe”, disse Pereira, após deixar, em protesto, a reunião de líderes realizada antes da eleição desta segunda-feira. O prazo expirou ao meio dia e a inscrição teria sido feita após esse horário, o que causou protestos dos deputados que apoiam Lira.

Nesta segunda-feira (1º de fevereiro) o Brasil conhecerá os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal que compõem o Congresso Nacional. A expectativa é que a eleição na Câmara avance pela madrugada desta terça-feira (2). Foto: Pedro França/Agência Senado

Leia mais sobre
ALÔ BRASIL

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Presépio e a magia da natividade
Exoesqueleto robótico para reabilitação humana
Covid-19: filme de PVC para alimentos inativa o SARS-CoV-2
Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
  • Presépio e a magia da natividade

  • Exoesqueleto robótico para reabilitação humana

  • Covid-19: filme de PVC para alimentos inativa o SARS-CoV-2

  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

Categorias

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This