Terça-feira | 2 de fevereiro, 2021 | 13h50


ELEIÇÕES NO CONGRESSO NACIONAL


A eleição ocorreu dentro da normalidade e o novo presidente foi eleito no 1º turno com 302, apoiado por um bloco formado por 11 partidos. Eleição da Mesa Diretora acontece hoje a partir das 18h.


Agência Câmara de Notícias
Com reportagens de Eduardo Piovesan e Carol Siqueira

Prometendo neutralidade e diálogo, o deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito para presidir a Câmara dos Deputados durante o biênio 2021/2022. O candidato Baleia Rossi (MDB-SP) recebeu 145 votos. A votação dos demais candidatos foi a seguinte: Fábio Ramalho (MDB-MG), 21; Luiza Erundina (Psol-SP), 16; Marcel van Hattem (Novo-RS), 13; André Janones (Avante-MG), 3 ; Kim Kataguiri (DEM-SP), 2 votos; e General Peternelli (PSL-SP), 1. Também foram registrados 2 votos em branco.

 

O deputado Arthur Lira comemorou em pé o resultado da eleição. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

 

Arthur Lira foi apoiado por um bloco formado por 11 partidos (PSL, PP, PSD, PL, Republicanos, Podemos, PTB, Patriota, PSC, Pros e Avante) e tomou posse do cargo logo em seguida à divulgação do resultado.

Neutralidade

“Faço questão de iniciar esta jornada como os senhores estão vendo, de pé, em homenagem a todos os presentes, a todos os partidos, aos que votaram e não votaram em mim”, declarou. Ele prometeu respeitar “as forças vivas desta Casa Legislativa e a proporcionalidade”.

Dizendo que a política tem uma dívida com o povo brasileiro, conclamou os partidos a buscarem pontos mínimos e comuns para ajudar os brasileiros a enfrentar a pandemia. Mas a dívida com o povo não se trata apenas de defender a vacinação, há uma imensa pauta de reformas necessárias para que a vida no Brasil seja mais digna.

Mesa Diretora

A votação para a formação da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados deve acontecer somente hoje (2), a partir das 18 horas. Aliás, esse foi o primeiro ato do novo presidente, que revogou a decisão do então presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) em aceitar o registro do bloco de partidos que apoiaram o candidato Baleia Rossi.

De acordo com Lira um bloco inexistente, por ter perdido o prazo da inscrição, apesar de terem alegado problemas técnicos do sistema. Com o que discordou o 1º vice-presidente da gestão de Maia, deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), questionando a decisão do então presidente.

“Não houve problema no sistema, nós temos uma certidão. Eles perderam o prazo. O prazo era meio-dia, e ele [Rodrigo Maia] está deferindo o PT no bloco do outro candidato, um bloco que não existe”, disse Pereira, após deixar, em protesto, a reunião de líderes realizada antes da eleição desta segunda-feira. O prazo expirou ao meio dia e a inscrição teria sido feita após esse horário, o que causou protestos dos deputados que apoiam Lira.

Nesta segunda-feira (1º de fevereiro) o Brasil conhecerá os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal que compõem o Congresso Nacional. A expectativa é que a eleição na Câmara avance pela madrugada desta terça-feira (2). Foto: Pedro França/Agência Senado

Leia mais sobre
ALÔ BRASIL

 

Leia as últimas publicações