Os benefícios da maçã


Domingo | 8 de março, 2020 | 12h57


As pesquisas já demonstraram que a frequente ingestão da fruta pode ajudar na manutenção da saúde. Os ingleses citam o provérbio: “An apple a day keeps the doctor away”. Tradução: Uma maçã por dia mantém o médico longe. Essa frase, uma variação da original, que está apontada num registro britânico de 1866, vem sendo popularizada até hoje. Com isso em mente vamos conhecer algumas das propriedades da maçã.

 

Suco natural ou in natura: o consumo diário só faz bem. Foto: Wikimedia Commons

 

A nutricionista Celina Mayumi T. Hiramatsu, em artigo “Os benefícios da maçã”, amplamente divulgado em 2010, cita o provérbio inglês. “Para demonstrar se esse adágio é para ser levado a sério, a maçã tem sido intensamente estudada nos últimos anos. A notícia boa é que muitas dessas pesquisas já demonstraram que a frequente ingestão da fruta pode ajudar na manutenção da saúde. Considerada versátil pela possibilidade de ser facilmente transportada e consumida, e acessível à grande maioria da população, a maçã é rica em pectina, taninos, ácido málico e flavonoides que, entre outras funções, ajudam a amenizar problemas do sistema digestório, como diarreia e constipação intestinal; previnem o aumento das taxas de colesterol e mantêm os níveis ideais de glicose e triglicérides no sangue”.


Segundo a nutricionista “pesquisas recentes começam a reforçar as propriedades antioxidantes e anticancerígenas da maçã, especialmente pela quantidade de polifenóis e flavonoides existentes na fruta, substâncias que podem ajudar a retardar o envelhecimento porque preservam as células. Entre os estudos que demonstram esta ação benéfica está o desenvolvido na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, que constatou que a combinação de fitonutrientes encontrados na polpa e na casca da maçã é realmente importante fonte de antioxidantes, que evitam que os radicais livres presentes no organismo causem danos aos tecidos e às células”, afirmou Mayumi.

A maçã não é a única fruta que pode trazer benefícios para o corpo humano, mas está entre as que possuem as facilidades de consumo e um sabor agradável para a maioria. Veja outros motivos que colocam essa fruta em alta:

:: Pectina – A pectina é uma forma de fibra solúvel que reduz a pressão arterial e níveis de glicose. Pode também reduzir os níveis de LDL , ou “mau” colesterol no organismo.

:: Boro – Um nutriente encontrado em abundância nas maçãs, mantém os ossos fortes e o cérebro saudável.

:: Quercetina – Um flavonóide. Este nutriente pode reduzir o risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer nos pulmões e de mama. Ela também pode reduzir os danos dos radicais livres, que implicam em uma variedade de problemas de saúde relacionados com a idade, incluindo a doença de Alzheimer.

:: Vitamina C – Aumenta a imunidade, o que ajuda a manter a saúde em geral.

:: Fitonutrientes – As maçãs são ricas em uma variedade de fitonutrientes, incluindo as vitaminas A e E e beta caroteno. Estes compostos também combatem os danos dos radicais livres, incluindo a redução do risco de doença cardíaca, diabetes e asma.

 

A maçã pode ser transportada facilmente e traz inúmeros benefícios para a saúde. Foto: Wikemedia Commons

 

Mayumi revela que em estudos ‘in vitro’, os cientistas trataram células cancerígenas do cólon e do fígado com extrato de maçã e constataram que a proliferação dessas células foi inibida, o que indica uma importante ação no combate ao câncer. “Em outro estudo, pesquisadores da Universidade da Califórnia demonstraram que tanto a maçã quanto o suco da fruta contêm parcelas significativas de fitonutrientes capazes de obstruir a oxidação do LDL – colesterol, conhecido como mau colesterol e um dos principais causadores de doenças cardiovasculares”.

Em seu artigo sobre o assunto, a nutricionista, comenta sobre outras experiências. “Pesquisas realizadas na Finlândia indicam, ainda, que os fitonutrientes da maçã estão relacionados ao menor risco de ocorrências de doenças cardíacas e de câncer de pulmão. Todos os cientistas envolvidos com estes estudos argumentam que as propriedades benéficas da maçã podem estar tanto na fruta ‘in natura’ quanto nos sucos”.


Com informações do HowStuffWorks

Orégano (Origanum vulgare): Orégãos em estado selvagem; secos, prontos para consumo. Em Portugal é chamado de Alcobaça. Foto: Júlio Reis / Wikimedia

Leia mais sobre
CANTINHO DAS PLANTAS

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This