População exige respeito da Saúde – SES/SP


Sábado, 11 de abril de 2015, às 07h45 – Atualizado às 19h12


Ajude a melhorar o atendimento participando da pesquisa do site Alô Tatuapé. Há mais de um ano, temos acompanhado as humilhações sofridas por pessoas que buscam na rede pública os remédios obrigatoriamente destinados aos pacientes com doenças crônicas, transplantados e aqueles outros tantos que, segundo a Lei, tem o direito de receber esses benefícios.

Gerson Soares

Na verdade a entrega desses medicamentos pelos funcionários das empresas contratadas como distribuidores ou administradores, nada mais é do que uma minúscula parcela de repasse dos pesados impostos cobrados no país, aos próprios cidadãos. Portanto, esses medicamentos não são gratuitos, como muitos podem imaginar. Eles são pagos pelo povo brasileiro e devem ter sua administração feita pelo governo.

 

campanha+respeito_vfn

 

À Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo (SES/SP) cabe esse papel, o de administrador de verbas destinadas a esse fim. Além disso, assume a responsabilidade de manter os estoques e a distribuição dos medicamentos processados através das farmácias de alto custo.

Uma delas é a Unidade de Farmácia Vila Mariana, vinculada à administração do Núcleo de Gestão Assistencial de Várzea do Carmo - São Paulo (cuja sede fica no bairro do Glicério), assim como a Farmácia de Alto Custo - Componente Especializado de Assistência Farmacêutica, localizada na Vila Maria Zélia, no Belenzinho, sendo que todas são administradas atualmente pela SPDM (Associação para o Desenvolvimento da Medicina), entidade filantrópica que se reporta à SES/SP.

Devido às inúmeras humilhações presenciadas pelas equipes de jornalismo de vários veículos de comunicação de São Paulo e do Brasil, documentado nos últimos 15 meses pelo Alô Tatuapé, iniciamos neste momento a campanha + RESPEITO – POR MAIS RESPEITO NA ENTREGA DE REMÉDIOS DE ALTO CUSTO E PELA MUDANÇA DO SISTEMA QUE HUMILHA MÉDICOS E PACIENTES. Nesse sentido, conclamamos a todos aqueles que possuem algum parente a participar. Rogamos a ajuda de todos os jornalistas e dos veículos de comunicação do país, para que os mais humildes possam ser respeitados. Chamamos a atenção da classe médica, que além da atualização constante e os desgastes físicos no exercício da profissão, devem decorar códigos de medicamentos para enviar os famigerados LMEs (Laudo para Autorização/Dispensação de Medicamentos Excepcionais e Estratégicos) dos pacientes à SES/SP, preenchendo quadradinhos de formulários hediondos a caneta, sem nenhuma rasura. Caso conter uma rasura e o atendente julgá-la por seu humor ou própria conta, o doente necessitado será escorraçado, depois de esperar horas.

Em pleno ano 2015, no século XXI, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o mais rico e poderoso estado do país, ainda trabalha com xerocópias e formulários impressos, gastando fortunas só nisso anualmente. É muito atraso e esse atraso submete os pacientes aos mais escabrosos casos, onde não cabem palavras aqui para denominar a revolta causada. Mas é possível imaginar, o que pensa alguém que busca o remédio para a doença e este lhe é negado por uma simples letra trocada no preenchimento de um formulário. Isso dá margem aos funcionários, inclusive médicos da SES/SP, para que possam espezinhar os mais necessitados.

Por esse motivo, unicamente, iniciamos esta campanha, não visamos nenhum tipo de lucro ou patrocínio. O jornalismo praticado por este site não tem nenhum tipo de vínculo com a Farmácia de Alto Custo Vila Mariana, SES/SP, SPDM ou quaisquer órgãos públicos ou privados, empresas ou pessoas. Nosso compromisso é com a verdade e com a justiça, com o respeito que os cidadãos merecem, com a humanidade.

 


 

Leia todas as reportagens

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This