Prefeitura lança o 1º Plano Rural Agroecológico Paulistano


Quinta-feira | 21 de novembro, 2019 | 20h37


Foco é o desenvolvimento da agricultura e melhorar as condições de trabalho de agricultores dos extremos periféricos da Capital. Documento aponta ações para o desenvolvimento das zonas rurais do município nos próximos oito anos.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo, por meio do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, divulgou nesta quinta-feira, 21 de novembro, a consulta pública para o lançamento do 1º Plano Rural Agroecológico Paulistano. O documento promove ações de inclusão e desenvolvimento de atividades agroecológicas no município, além de buscar a melhora nas condições de trabalho dos agricultores dos extremos sul, norte e leste da cidade.

 

Extremo sul da Capital: O Plano Municipal de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Solidário e Sustentável de São Paulo está estruturado de forma a impulsionar o desenvolvimento relacionado às zonas rurais e às áreas urbanas onde são praticadas estas atividades produtivas. Foto: divulgação / Prefeitura de São Paulo

 

Em 2018, o Conselho Rural realizou uma série de oficinas temáticas com a participação de agricultores e movimentos sociais que atuam no setor rural, o objetivo dos encontros foi nortear as principais pontuações e melhorias indicadas pelos trabalhadores do campo. Em paralelo, o Conselho também se reuniu com secretarias municipais e entidades públicas, buscando alinhar ações e projetos que tenham relação com o Plano Rural Agroecológico Paulistano.

Contando com 17 eixos temáticos, a última etapa do Plano Rural Agroecológico Paulistano é a consulta pública, incentivando o diálogo com os munícipes que trabalham com agroecologia. “Quase 30% do território municipal é composto por regiões rurais e de agricultura urbana, e pela primeira vez, os trabalhadores rurais de São Paulo receberão um plano dedicado ao desenvolvimento territorial. Nosso objetivo por meio dessa consulta pública é possibilitar que o trabalhador rural conheça o Plano, além de ter a oportunidade de manifestar a sua opinião sobre os objetivos listados”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Os eixos temáticos do Plano Rural apontam uma série de objetivos voltados a saneamento básico; turismo; cultura; segurança e fiscalização; saúde e proteção; conservação ambiental; ensino e educação; agricultura urbana; geração de renda; regularização; dentre outros. Para indicar o período de aplicação dos objetivos foi criado quatro níveis de prioridade: urgente – 1 a 2 anos; alta – 2 e 4 anos; média – 4 e 6 anos; baixa – 6 e 8 anos.

“O Plano Rural Agroecológico Paulistano promove o desenvolvimento econômico da zona rural e das áreas urbanas onde haja atividade agroecológica. Os 17 eixos temáticos propõem ações a serem aplicadas pelo poder público para os próximos oito anos, incentivando a sustentabilidade do desenvolvimento territorial integrado com a conservação dos recursos naturais”, explica o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, Luis Henrique Marinho Meira.

O Plano Rural Agroecológico Paulistano, assim como a página de consulta pública pode ser acessada por meio do link: http://bit.ly/planoruralagropaulistano. A manifestação deverá ser realizada até 9 de dezembro.


Fonte: Prefeitura de São Paulo

No plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), a deputada Janaína Paschoal diz não estar surpresa com decisão do STF. "Eu estou triste, mas não estou decepcionada, porque eu não tinha uma expectativa positiva com a decisão de ontem", disse nesta sexta-feira. Foto: José Antonio Teixeira

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Ministro Mandetta está ao vivo com atualizações sobre o coronavírus
Coronavírus: Ministério da Saúde atualiza os dados nesta sexta-feira (27), ao vivo
Governo de SP sobre o coronavírus direto do Estádio do Pacaemb, ao vivo
Crédito: Presidente Bolsonaro faz pronunciamento, ao vivo
Ministério da Saúde traz os dados sobre a COVID-19, assista ao vivo
Coronavírus: governador João Doria e sua equipe fazem atualizações, ao vivo
Ministério da Saúde atualiza a situação do coronavírus, ao vivo
Governo de São Paulo faz atualizações, assista ao vivo
  • Ministro Mandetta está ao vivo com atualizações sobre o coronavírus

  • Coronavírus: Ministério da Saúde atualiza os dados nesta sexta-feira (27), ao vivo

  • Governo de SP sobre o coronavírus direto do Estádio do Pacaemb, ao vivo

  • Crédito: Presidente Bolsonaro faz pronunciamento, ao vivo

  • Ministério da Saúde traz os dados sobre a COVID-19, assista ao vivo

  • Coronavírus: governador João Doria e sua equipe fazem atualizações, ao vivo

  • Ministério da Saúde atualiza a situação do coronavírus, ao vivo

  • Governo de São Paulo faz atualizações, assista ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*