Prefeitura lança o 1º Plano Rural Agroecológico Paulistano


Quinta-feira | 21 de novembro, 2019 | 20h37


Foco é o desenvolvimento da agricultura e melhorar as condições de trabalho de agricultores dos extremos periféricos da Capital. Documento aponta ações para o desenvolvimento das zonas rurais do município nos próximos oito anos.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo, por meio do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, divulgou nesta quinta-feira, 21 de novembro, a consulta pública para o lançamento do 1º Plano Rural Agroecológico Paulistano. O documento promove ações de inclusão e desenvolvimento de atividades agroecológicas no município, além de buscar a melhora nas condições de trabalho dos agricultores dos extremos sul, norte e leste da cidade.

 

Extremo sul da Capital: O Plano Municipal de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Solidário e Sustentável de São Paulo está estruturado de forma a impulsionar o desenvolvimento relacionado às zonas rurais e às áreas urbanas onde são praticadas estas atividades produtivas. Foto: divulgação / Prefeitura de São Paulo

 

Em 2018, o Conselho Rural realizou uma série de oficinas temáticas com a participação de agricultores e movimentos sociais que atuam no setor rural, o objetivo dos encontros foi nortear as principais pontuações e melhorias indicadas pelos trabalhadores do campo. Em paralelo, o Conselho também se reuniu com secretarias municipais e entidades públicas, buscando alinhar ações e projetos que tenham relação com o Plano Rural Agroecológico Paulistano.

Contando com 17 eixos temáticos, a última etapa do Plano Rural Agroecológico Paulistano é a consulta pública, incentivando o diálogo com os munícipes que trabalham com agroecologia. “Quase 30% do território municipal é composto por regiões rurais e de agricultura urbana, e pela primeira vez, os trabalhadores rurais de São Paulo receberão um plano dedicado ao desenvolvimento territorial. Nosso objetivo por meio dessa consulta pública é possibilitar que o trabalhador rural conheça o Plano, além de ter a oportunidade de manifestar a sua opinião sobre os objetivos listados”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Os eixos temáticos do Plano Rural apontam uma série de objetivos voltados a saneamento básico; turismo; cultura; segurança e fiscalização; saúde e proteção; conservação ambiental; ensino e educação; agricultura urbana; geração de renda; regularização; dentre outros. Para indicar o período de aplicação dos objetivos foi criado quatro níveis de prioridade: urgente – 1 a 2 anos; alta – 2 e 4 anos; média – 4 e 6 anos; baixa – 6 e 8 anos.

“O Plano Rural Agroecológico Paulistano promove o desenvolvimento econômico da zona rural e das áreas urbanas onde haja atividade agroecológica. Os 17 eixos temáticos propõem ações a serem aplicadas pelo poder público para os próximos oito anos, incentivando a sustentabilidade do desenvolvimento territorial integrado com a conservação dos recursos naturais”, explica o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, Luis Henrique Marinho Meira.

O Plano Rural Agroecológico Paulistano, assim como a página de consulta pública pode ser acessada por meio do link: http://bit.ly/planoruralagropaulistano. A manifestação deverá ser realizada até 9 de dezembro.


Fonte: Prefeitura de São Paulo

No plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), a deputada Janaína Paschoal diz não estar surpresa com decisão do STF. "Eu estou triste, mas não estou decepcionada, porque eu não tinha uma expectativa positiva com a decisão de ontem", disse nesta sexta-feira. Foto: José Antonio Teixeira

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Bolsonaro lança partido Aliança pelo Brasil
Nota de repúdio da Associação Nacional dos Procuradores da República, vídeo
Pátria Amada Brasil: 300 dias de Governo
Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo
Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores
Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo
Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo
Itália em São Paulo
  • Bolsonaro lança partido Aliança pelo Brasil

  • Nota de repúdio da Associação Nacional dos Procuradores da República, vídeo

  • Pátria Amada Brasil: 300 dias de Governo

  • Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo

  • Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores

  • Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo

  • Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo

  • Itália em São Paulo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*