Quarta-feira, 30 de março de 2016 às 13h16


Vacinação contra gripe é antecipada em São Paulo para 3,5 milhões de pessoas, priorizando idosos, gestantes e crianças. As doses serão encaminhadas aos hospitais públicos e privados da capital e Grande São Paulo.

A notícia de que o governador decidiu fazer a antecipação, foi veiculada no final da noite de ontem (29) no Portal do Governo. Antes, Geraldo Alckmin, já havia feito o anúncio durante a vistoria de obras da Linha 13-Jade da CPTM. As doses, antecipadas à população da capital e Grande São Paulo irão proteger aproximadamente 3,5 milhões de paulistas, contra os vírus do inverno de 2016 (A/California [H1N1], A/Hong Kong [H3N2] e B/Brisbane), começarão a ser distribuídas já no início da próxima semana.

 

Governo de SP antecipa vacinação contra gripe. Foto: A2 Fotografia / Milton Michida

Governo de SP antecipa vacinação contra gripe. Foto: A2 Fotografia / Milton Michida

 

De acordo com o governo, inicialmente, receberão a vacina 532,4 mil profissionais de saúde de hospitais públicos e privados da capital e da Região Metropolitana de São Paulo. Até 8 de abril, sexta-feira, todos os hospitais desses municípios irão receber as doses para a realização de campanhas internas. Já a partir do dia 11 de abril, a vacinação será ampliada para as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos (982,8 mil), para as gestantes (179 mil) e para os idosos (1,83 milhão) da capital e Grande São Paulo, totalizando aproximadamente 3 milhões de pessoas imunizadas.

O público-alvo das demais cidades do Estado, tais como, doentes crônicos, puérperas, indígenas, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade, receberão a vacinação de acordo com o calendário do Ministério da Saúde, que tem início previsto para o dia 30 de abril.

Segundo as estatísticas divulgadas pelo Governo do Estado, neste ano, até 22 de março, foram notificados 324 casos e 42 óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no Estado de São Paulo atribuíveis ao vírus Influenza. Desse total, 260 casos e 38 óbitos foram relacionados ao vírus A (H1N1). Em 2015, foram 342 casos de SRAG notificados em todo o Estado, sendo 190 relacionados ao tipo A (H3N2). Do total de 65 óbitos registrados em 2015, 28 tiveram também relação com o A (H3N2).

A vacina contra a gripe distribuída na rede pública é produzida pelo Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria da Saúde, por meio de um processo de transferência de tecnologia.

Com informações do Portal do Governo do Estado
Fonte: IOC/Fiocruz

Zika, chikungunya e dengue: entenda as diferenças. Fonte: IOC/Fiocruz

Leia mais sobre
SAÚDE

Expansão da Linha 2 – Verde do Metrô pára até dezembro, monotrilho continua. Fotos: divulgação / GESP

Expansão da Linha 2 – Verde do Metrô pára até dezembro, monotrilho continua. Fotos: divulgação / GESP

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações