Tendo o turismo como principal atividade econômica, Fiji é um país insular da Oceania composto por 333 ilhas – cerca de dois terços desabitadas – espalhadas por um milhão de milhas quadradas.
As ilhas estão localizadas a 2.100 quilômetros ao norte de Auckland, Nova Zelândia. Localizada na costa sudeste da maior ilha, chamada Viti Levu (Grande Ilha), fica a capital Suva; principal porto e um dos maiores centros comerciais do Pacífico Sul, também abriga o Aeroporto Internacional de Nadi. Os turistas vindos de muitos lugares em busca das belezas são recebidos com ‘Bula’, a saudação fijiana.
Os primeiros europeus a avistar as ilhas Fiji foram o explorador holandês Abel Janzsoon Tasman, que passou pela orla nordeste do grupo de ilhas em 1643, e o capitão James Cook, que passou pelas ilhas do sudeste em 1774. Depois disso muitas ‘ondas rolaram’ até a independência em 1966. Atualmente as ilhas são governadas por um regime parlamentarista.
Ilhas principais
Geopoliticamente, Fiji possui duas ilhas principais e várias outras menores organizadas em aglomerados regionais de ilhas. Viti Levu abrange 10.388 km2 e acolhe mais de 70% da população de mais de 900.000 habitantes. Nadi, sede do principal aeroporto internacional e um vibrante centro turístico, está localizada na costa oeste da ilha, a poucos passos da segunda maior cidade de Fiji, Lautoka. Suva, a movimentada capital, fica a sudeste e serve como coração econômico, educacional e diplomático do Pacífico Sul. A segunda maior ilha de Fiji – Vanua Levu – fica a nordeste de Viti Levu e tem aproximadamente metade do tamanho, com 5.538 km2. As principais cidades incluem Labasa, na costa norte, e Savusavu – um centro turístico na costa sul. Taveuni, a terceira maior ilha, está perto da costa sudeste de Vanua Levu.
Clima
Existem apenas duas estações em Fiji, verão e inverno. O ‘verão’ em Fiji é conhecido como a estação chuvosa e inclui os meses de novembro a abril. Estes meses são caracterizados por dias longos e quentes, chuvas curtas à tarde que parecem surgir (e depois desaparecer) do nada, pôr do sol escaldante e maior umidade. A temperatura pode chegar a 31ºC, em média fica entre 25º-26ºC. O ‘inverno’, a estação seca, oferece dias mais curtos, porém mais ensolarados, com as áreas costeiras ficando um pouco frescas à noite, média de 23-24ºC, variando entre 19-28ºC; julho e agosto são os meses mais frios. Um dos aspectos mais atraentes do clima de Fiji é a consistência das temperaturas da água, que permanece aquecida o ano todo.
Cultura
As Ilhas Fiji formam uma fusão de culturas, línguas e religiões que influenciaram também na culinária e se destacada como uma das nações mais diversificadas do Pacífico Sul. Os habitantes nativos estão os ‘iTaukei’ para os quais a vida consiste nas ricas tradições e no sentido de comunidade. Os ‘Indo-Fijianos’, descendentes de indianos que chegaram com a colonização britânica; europeus, chineses e outros habitantes das ilhas do Pacífico também contribuem para a diversidade cultural. O idioma oficial é o inglês, mas as línguas iTaukei e Fiji Hindi são amplamente faladas.
Recifes de coral e lagoas
Debaixo d’água, os recifes de coral são como um jardim fascinante, repleto de cores vibrantes e cheio de vida. Posicionada no limite do Triângulo de Coral, Fiji possui uma biodiversidade incrível. E com duas das maiores barreiras de recifes de coral do hemisfério sul à nossa porta – o Grande Recife Marinho e o Grande Recife Astrolábio – uma incrível diversidade de habitats para mergulhadores e praticantes de snorkel também explorarem.
Da cordilheira ao recife, Fiji oferece infinitas oportunidades de exploração e aventura. Quer você seja um viciado em adrenalina em busca de emoções ou um amante descontraído da praia em busca de serenidade, você encontrará muito para ver e fazer neste pequeno paraíso do Pacífico.
Fontes: Tourism Fijii Oficial e Britannica
Destaque – Imagens: Tourism Fijii Oficial
Publicação:
Domingo | 14 de abril, 2024