Sábado, 9 de setembro de 2017, às 08h30 - atualizado em 10 e 11 de setembro às 11h57 e 12h21 com novos vídeos

Animação com imagens do satélite GOES East da NOAA, a partir de 5 de setembro às 7:45 am EDT (1145 UTC) até 8 de setembro terminando às 7:45 da manhã EDT (1145 UTC) mostram que o furacão Irma agora rebaixado para categoria 4, mas que continuava com ventos na faixa de 230 km/h (antes, na categoria 5, a estimativa era de 290 km/h) se aproxima das Bahamas, seguido do furacão José aproximando-se das Ilhas Leeward. O furacão Katia continua a girar no sudoeste do Golfo do México.

 

Imagem dos furacões Katia, Irma e José. Créditos: NASA / NOAA GOES Project

 

Na noite de ontem (8), o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, alertou que o Irma voltou a ganhar força e o elevou novamente à categoria 5. A tempestade está a aproximadamente 480 quilômetros de Miami e surpreende os meteorologistas pelo seu tamanho e força.

No dia 5, gráficos da NASA estimavam em 35 milhas o tamanho do olho do furacão Irma. comparando com a distância da capital paulista até a cidade de Santos, no litoral, que é de aproximadamente 72 quilômetros, o equivalente a 44,7 milhas, nos dá a dimensão desse fenômeno.


Créditos: NASA-NOAA

Animação por Satélite mostra o Furacão Irma depois de ter oscilado entre várias categorias de furacões. As imagens mostram essas mudanças entre os dias 9 e 11 de setembro. Hoje, a tormenta está classificada como tempestade tropical.

Satellite Animation Sees Irma Move Through Florida

NASA.gov Video
Publicado em 10 de set de 2017

Animação por Satélite mostra o Furacão Irma (novamente na Categoria 4, oscilou entre a Categoria 5 nos últimos dias) aproximando-se do Sul da Flórida-EUA.

Satellite Animation Sees Category 4 Hurricane Irma Approach South Florida

 

NASA.gov Video
Publicado em 10 de set de 2017

Animação de Satélite mostra os furacões Katia, Irma e José

Satellite Animation Sees Hurricanes Katia, Irma and Jose 

NASA.gov Video

Imagem do furacão Irma no Oceano Atlântico Central, capturada pelo satélite GOES East da NOAA, em 5 de setembro às 7h45 da manhã (1145 UTC), elevando-o à Categoria 5. Imagem: NASA / NOAA GOES Project

Leia mais sobre
CLIMA

 

Leia as últimas publicações