Quarta-feira, 29 de junho de 2016 às 13h31


Política | Entrevista Exclusiva

Revista Alô Tatuapé Nº 107 – 20 de abril de 2006

Conselho de Ética x Corrupção

Entrevista publicada pela revista Alô Tatuapé em abril de 2006, no momento em que os “mensaleiros” ainda estavam livres, praticando ilícitos mesmo durante o julgamento pelo Conselho de Ética, como seria conhecido depois de muitos anos com a relatoria do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa.

Nesse contexto, um tatuapeense, teve papel fundamental para que fosse dado o primeiro passo para que a corrupção encontrasse um obstáculo à sua altura. Sua família foi uma das precursoras entre os libaneses que se instalaram nas imediações das ruas Felipe Camarão, ocupando-se da venda de tecidos e outras atividades mercantis. Seu pai foi o primeiro cônsul do Líbano no Brasil e a sede ficava no Tatuapé.

Leia a entrevista exclusiva do presidente do Conselho de Ética, deputado federal Ricardo Izar, concedida ao jornalista Gerson Soares em abril de 2006.

 

Entrevista exclusiva, concedida dois anos antes do falecimento do deputado. Imagem: aloart

Entrevista exclusiva, concedida dois anos antes do falecimento do deputado. Imagem: aloart

 


Leia a matéria em formato original (ampliado) na nossa página do ISSUU


Há mais de 10 anos, algumas das respostas coincidem com o atual cenário político, onde temos a substituição de José Dirceu (PT-SP) que foi condenado no caso do Mensalão, por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), suspeito de participar do maior escândalo já visto no país, o Petrolão. Ambos os casos, têm na corrupção sua fonte principal.

Uma década já se foi desde que Ricardo Izar ofereceu seu empenho, sua honra e até arriscou a vida para que o Brasil ficasse livre dos corruptos. Ele veio a falecer, dois anos após esta entrevista, no dia 2 de maio de 2008, vítima de problemas cardíacos que deram origem a uma falência múltipla de órgãos, aos 69 anos. As ameaças que recebeu não foram cumpridas, mas familiares e amigos chegaram a atribuir sua morte ao desgaste físico e emocional na política.

Em sua carreira, ocupou cargos importantes no estado de São Paulo, foi vereador, deputado estadual e elegeu-se como deputado federal trilhando uma longa carreira política, na qual até hoje, não são apontadas máculas ou ações que possam denegrir sua imagem. Ao contrário, Ricardo Izar simboliza de certa forma, a ética na política, termo que se tornou o slogan de sua última campanha eleitoral, onde foi reeleito para o quinto mandato.

O Alô Tatuapé completou 23 anos de atividades ininterruptas neste mês de junho e a Política sempre ocupou lugar entre as principais reportagens. Hoje, após tantos escândalos, os brasileiros estão aprendendo o quanto é importante inteirar-se dos atos políticos e dos políticos, que podem alterar significativamente a vida e a economia do país, como se observa nestes tempos recessivos.

 

Matéria foi reproduzida em programa sobre o tema na TV Cultura. Imagem: aloart

Matéria foi reproduzida em programa sobre o tema na TV Cultura. Imagem: aloart

Leia mais sobre
AT HÁ 25 ANOS

Leia as últimas publicações