Segunda-feira | 1º de agosto, 2022

A notícia foi divulgada na manhã desta segunda-feira, 1º de agosto, pelo IBGE. Conforme o instituto, os recenseadores devem visitar 75 milhões de domicílios.


A coleta de dados do Censo Demográfico 2022 começará a ser feita hoje em 5.570 municípios brasileiros. A expectativa é de que os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) visitem 89 milhões de endereços e contem 215 milhões de pessoas em 75 milhões de domicílios. Mais de 15 mil vagas para novos recenseadores estão abertas até o dia 3 de agosto.

 

 

Questionários

O custo de toda essa operação, que deve ser concluída em três meses, foi estimado em 2,3 bilhões de reais. De acordo com o IBGE serão aplicados dois tipos de questionários: o básico, com 26 quesitos que leva em torno de 5 minutos para ser respondido e o questionário ampliado, com 77 perguntas. Este será feito a cerca de 11% dos domicílios e a entrevista demora em torno de 16 minutos.

“Questionário pode ser respondido presencialmente, por telefone e pela internet. Agentes da Central de Atendimento ao Censo (0800 721 8181) responderão dúvidas, prestarão auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante autorização, poderão preencher o questionário em entrevista,” informou o IBGE.

 

 

Identifique os recenseadores

O instituto tomou providências para que a população saiba reconhecer os 180 mil recenseadores que irão entrevistar os brasileiros. Eles estarão sempre uniformizados, com colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). Ainda será possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.

“O Censo não é do IBGE, o Censo é do Brasil e para o Brasil. O Censo é de todos nós. Nossa equipe visitará todos os lares brasileiros, coletando informações que serão muito relevantes para o futuro do país. Não deixaremos ninguém para trás, mas para isso contamos muito com o apoio da cidadã e do cidadão brasileiros. Recebam o IBGE de portas abertas!”, convoca o presidente do Instituto, Eduardo Rios Neto.