Sexta-feira, 12 de maio de 2017 às 16h49 – atualizado sábado, 13 de maio às 07h34
A propaganda bem feita traz bons resultados. Quanto ao atendimento à saúde dos homens, que segundo afirma a publicidade do Governo do Estado de São Paulo, encontrarão um serviço pronto para atender suas necessidades nesse centro. Não é bem assim.
Gerson Soares
Este é mais um caso onde somente a primeira parte do percurso é descrita – aquela mais bonita e repleta da energia de quem começa a percorrer uma trilha –, mas ao longo do caminho as forças vão diminuindo, as dores aumentando e as flores descritas no início se transformam em espinhos. Muitos desistem, e pior, ficam no meio da trilha sem saber o que fazer, com suas frustrações.
Esta metáfora pode descrever o percurso para os homens que sem a vontade que emerge do coração das mulheres para conseguir o atendimento nos serviços públicos, acabam sofrendo as consequências de um atendimento que deixa muito a desejar. Afinal, pensam muitos deles, “eu não estou sentindo nada, depois eu marco uma consulta”. E assim, voltam ao trabalho, às suas funções, se esquecendo da saúde.
Em 17 de abril de 2014, divulgamos a matéria distribuída pelo governo estadual “Conheça o Centro de Saúde do Homem, referência na América Latina”. De lá para cá, foram milhares de acessos e são inúmeros comentários no site alotatuape, sobre o telefone indicado na reportagem que simplesmente não atende, e isso pode ser constatado até o final da tarde desta sexta-feira (12).
Em contato com a assessoria de imprensa do Hospital de Transplantes Euriclydes de Jesus Zerbini, no dia 28 de novembro de 2016, onde está localizado o Centro de Referência em Saúde do Homem, a assessoria esclareceu que os pacientes só são atendidos através de encaminhamentos (leia a nota abaixo). Esse procedimento não está informado na matéria veiculada pelo governo em 2014 e tem causado inúmeros transtornos.
Conheça o Centro de Saúde do Homem, referência na América Latina
Centro de Saúde do Homem: atendimento só através de encaminhamento
Assista ao vídeo publicado em 2014 junto com a matéria governamental
Nesta segunda-feira (8), enviamos as questões à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e entramos em contato com o CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), para falar sobre medicamentos de alto custo, aproveitando para saber se é possível uma interferência junto ao órgão responsável quanto ao falho atendimento telefônico do Centro de Saúde do Homem, como pode ser lido nos comentários do post, mencionado acima.
E, afinal, aonde queremos chegar com estas afirmações? A um esclarecimento digno, orientação e real atendimento das necessidades dos pacientes masculinos que procuram o atendimento. A matéria foi publicada em abril de 2014, e a partir de junho de 2016 passamos a monitorar os acessos, e nesse período foram 4.336 acessos até às 7h34 deste sábado (13).
Abaixo a nota enviada pela SPDM sobre, os comentários feitos no site (veja no próprio link da matéria), a respeito do telefone 3170-6100 do Centro de Saúde do Homem que não atende e a desconfiança da população de que o mesmo iria fechar, provavelmente pela falta de atendimento. O texto esclarece, nitidamente, que é necessário um encaminhamento. Portanto, procure o mais próximo de sua residência.
NOTA
Resposta da SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina no dia 10/05.
O Hospital de Transplantes Euriclydes de Jesus Zerbini, onde está localizado o Centro de Referência em Saúde do Homem, esclarece que por se tratar de um hospital referenciado, recebe todos os pacientes apenas por encaminhamento da CROSS: Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, que, por sua vez, recebe das Unidades Básicas de Saúde ou AMAs. Não sendo possível, assim, o agendamento direto por parte do paciente.
Um vez que o hospital tem sua grade de horários de atendimentos estrategicamente organizada, a inclusão de um paciente fora desse sistema ocasiona na exclusão de outro doente que foi encaminhado pelos meios regulares.
O hospital esclarece, ainda, que a informação sobre o fechamento da unidade é absolutamente falsa. Não há falta de demanda e, em caso de dúvidas, elas podem ser esclarecidas em nosso canal de atendimento pelo número 3170-6100.
Mas e sobre a questão do leitor Alci Rocha? Não obtivemos resposta. Leia o comentário publicado:
Estou com encaminhamento em maos e o hospital se recusa a me atender estou com um caso de hidrocele serissimo pois sinto muita dor e cinsigui o encaminhamento e o hospital se recusa a me atender vi ter que proucura uma televisao por que nos meios amigáveis nao consegui e estou desesperado ? Se o problema e o encaminhamento por que vcs nao querem me ajuda sair desse sofrimento ppago imposto tenho direito
Fica novamente a pergunta: Se ele tem o encaminhamento, por que não é atendido? Vamos questionar novamente os responsáveis e entender o que está acontecendo.
Nota da Redação
Aproveitamos para novamente esclarecer que os comentários aprovados no site alotatuape não são editados, ou seja, são publicados após análise, da maneira que foram escritos pelos seus autores.
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