Como é feito o Orçamento Anual da União?


Quarta-feira | 17 de fevereiro, 2021 | 19h


REFORMAS PARA O BRASIL


Com a mudança dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, há sinais de avanços. Dentre os projetos e aprovações em destaque estão as reformas administrativa, tributária e a aprovação do Orçamento da União para o ano 2021, que deveria ter sido aprovado até o final do ano passado.


Gerson Soares

O Poder Executivo apresentou no dia 31 de agosto de 2020, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021 ao Congresso Nacional. Chegamos ao mês de fevereiro do ano seguinte e o PLOA ainda não foi votado. Tardiamente, o que ficou definido no dia 16 de dezembro do ano passado, foi a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que orienta a elaboração do orçamento para o ano seguinte.

 

Ilustração é alusiva ao dinheiro gasto para sustentar o Estado brasileiro. Enquanto o salário mínimo no Brasil não passa de 11 notinhas de 100 reais (US$ 204), nos EUA ultrapassa os 1.250 dólares. A comparação é pertinente em vários aspectos demonstrados neste levantamento. Imagem: aloimage

 

O ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), estava mais comprometido em fazer oposição ao Governo Federal e com uma possível reeleição. A questão também foi priorizada no Senado, devido a mesma pretensão do ex-presidente, David Alcolumbre (DEM-AP). O Orçamento da União é aprovado pelo Congresso Nacional presidido pelo presidente do Senado, quando as duas Casas se reúnem.

Elaborado pelo Executivo, o PLOA contém as informações sobre as metas dos Três Poderes e do Ministério Público da União. O Executivo também define a meta fiscal, que corresponde às expectativas de receita arrecadada menos a de gastos. Na LDO de 2021, a equipe econômica definiu um déficit primário de 247,1 bilhões de reais que foi aprovado.

Ao assumir a presidência do Congresso Nacional, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se comprometeram com a votação e aprovação do PLOA 2021 para o início de março. Até que o projeto seja promulgado, o Executivo só pode comprometer 1/12 avos mensais do valor estimado para este ano.

Esse é o legado deixado pela oposição, atrasando as iniciativas governamentais também nos primeiros três meses de 2021. Essa consciência política que prioriza interesses grupais é que chama atenção em nossos dias, agindo em favor próprio mesmo diante de uma pandemia.


Leia também

Quais são as maiores despesas do Poder Executivo?

 

 

Ilustração é alusiva ao dinheiro gasto para sustentar o Estado brasileiro. Enquanto o salário mínimo no Brasil não passa de 11 notinhas de 100 reais (US$ 204), nos EUA ultrapassa os 1.250 dólares. A comparação é pertinente em vários aspectos demonstrados neste levantamento. Imagem: aloimage

Leia mais sobre
CUSTO BRASIL

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Presépio e a magia da natividade
Exoesqueleto robótico para reabilitação humana
Covid-19: filme de PVC para alimentos inativa o SARS-CoV-2
Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
  • Presépio e a magia da natividade

  • Exoesqueleto robótico para reabilitação humana

  • Covid-19: filme de PVC para alimentos inativa o SARS-CoV-2

  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

Categorias

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This