Da Telemedicina à Saúde Digital


Segunda-feira | 25 de fevereiro, 2019 | 19h58


A Telemedicina/Telessaúde abrange basicamente todos os campos da Medicina e da Saúde, aplicando as mais modernas ferramentas de comunicação possíveis.

 

Foto: Global Summit Telemedicine & Digital Health / divulgação. Arte: aloart

 

Portanto, temos visto ao longo dos anos muitas iniciativas de aplicação possibilitadas pelo desenvolvimento de novos dispositivos e sistemas. Mais recentemente, observamos o crescimento da Saúde Móvel (m-Health), baseado principalmente no uso de smartphones.

É muito importante relacionar tudo à história. A Telemedicina teve início já com a invenção do telégrafo e do telefone, há mais de um século, pois eles ofereciam a possibilidade de se comunicar a distância. E as comunicações relacionadas à Saúde fizeram parte disso imediatamente.

Atualmente, o cyber espaço está dominando nosso modo de vida. Mas precisamos reconhecer o que nos levou até aqui e ter certeza de que aprendemos com os pontos positivos e negativos.

Os tratamentos médicos e a prevenção não admitem a perda do toque “humano”. Tudo gira em torno do paciente, através dos profissionais de Saúde, que utilizam adequadamente as tecnologias disponíveis. Daí a questão crítica: Até onde devemos chegar?

Para países em desenvolvimento, a aplicação de sistemas telemédicos é uma necessidade. Não há muita opção para eles. O desenvolvimento exponencial e as ferramentas de telecomunicação móvel tornam o objetivo muito mais acessível, certamente no âmbito do atendimento primário e das especialidades médicas.

No entanto, um financiamento adequado ainda é necessário, e devemos confiar que a liderança desses vários países reconheça que esta área deve ter prioridade. Como exemplos, gostaria de mencionar Índia, Brasil, Indonésia, África do Sul, Costa do Marfim, Marrocos, Nigéria, Zimbábue e Paquistão, onde também existem associações e instituições de Telemedicina consolidadas e eficientes.

É nítido que em quase todos os países em desenvolvimento do mundo, as iniciativas de Telemedicina foram abraçadas e apoiadas pelas autoridades (Ministérios da Saúde, Comunicação & TI, Programas Sociais etc.). Órgãos internacionais como a OMS, a UIT, a União Europeia, a União Africana, o Banco Mundial e outros também apoiam essa causa. Isso acontece principalmente porque seu valor e eficiência já foram suficientemente comprovados.

Alguns países já aprovaram leis específicas para Telemedicina/Telessaúde, com destaque para a França e a Rússia. Vários estados nos EUA também adotaram normas de Telemedicina e outros lugares do mundo ainda devem fazê-lo.

Fonte: ASCOM / APM

Foto: ASCOM / APM / divulgação

Frank Lievens é secretário executivo da International Society of Telemedicine and eHealth e será um dos palestrantes do Global Summit Telemedicine & Digital Health, de 4 a 6 de abril de 2019.



Acesse a nova página especial sobre Telemedicina e Saúde Digital. Ilustração: aloart / sobrefotos

Leia mais sobre
TELEMEDICINA

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

Categorias

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This