Sexta-feira | 8 de maio, 2020 | 18h20


NEGÓCIOS / DELIVERY


O delivery de alimentos e outras categorias de produtos entregues diretamente aos consumidores cresceu substancialmente com a crise do coronavírus.

Gerson Soares

Apesar da obviedade, os números indicam um crescimento e adaptações recentes, inclusive companhias de grande porte, que antes estavam à margem desse mercado. Conforme o vice-presidente da Federação de Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), Tirso de Salles Meirel, “45% das empresas de delivery no estado entraram pela primeira vez agora”. Ou seja, estão praticamente começando no negócio.

Para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o delivery não só cresceu, mas se transformou em uma oportunidade para um dos setores mais prejudicados com a crise. “A pandemia mudou a rotina da população, que parou de ir a bares e restaurantes”, publicou a entidade com referência ao isolamento social.

De acordo com a entidade empresas das mais diversas áreas implementaram o home office e puderam assim manter as atividades, mas não as dessa área da alimentação que acabaram fechando as portas. Outro setor ainda mais sensível às mudanças impostas pelo coronavírus é o de frutas, legumes e verduras. Apesar de as feiras não terem sido proibidas, o movimento caiu bastante.

Delivery é confiável desde que observe as regras de higiene

Apesar das medidas de isolamento social, as pessoas precisam se alimentar. Outras tantas estão incluídas nos grupos de risco, como os mais idosos, por exemplo. As empresas que se propõem a preparar os pratos ou levar a feira livre até a casa das pessoas têm um papel muito importante neste momento. O vídeo no final desta matéria propõe atitudes saudáveis, assista.

 


Três dicas importantes do SEBRAE, a respeito de delivery.

:: Um dos fatores essenciais para o sucesso do e-commerce é que sua logística seja eficiente. Isto é, ter controle sobre o processo de armazenar, embalar, despachar e entregar o produto ao cliente na data combinada.

:: A compra entregue no tempo certo ou até mesmo antes do prometido pode surpreender a clientela e favorecer a fidelização.

:: O não cumprimento do prazo gera insatisfação do consumidor, que poderá deixar de adquirir outros produtos na loja, assim como criticar a empresa, inclusive, nas redes sociais, influenciando de modo negativo possíveis compradores.

Boas práticas para os Pequenos Negócios - Delivery


 
Sebrae Mato Grosso do Sul