Segunda-feira | 5 de dezembro, 2022

Há nove anos, nessa região, em área do território argentino, a descoberta do maior dinossauro já encontrado no planeta, o gigantesco titanossauro herbívoro Patagotitan mayorum.


A descoberta mobilizou paleontólogos de todo o mundo e o trabalho foi acompanhado de perto pela equipe de David Frederick Attenborough que durante dois anos registrou os trabalhos para a BBC. A cidade de Trelew, região de Chubut – Argentina, abriga o MEF (Museu Paleontológico Egidio Feruglio), uma entidade respeitada mundialmente a ponto de produzir réplicas e prover material fóssil para museus e exposições internacionais. É dela a iniciativa de criar a exposição itinerante “Dinossauros – Patagotitan, o maior do Mundo”.

Maior dinossauro do planeta

Em 2013, exatamente nesta região gelada e árida no extremo sul do continente, procurando por uma ovelha perdida, um pastor avistou a ponta de um osso gigante saindo de uma rocha. Iniciava-se nesse momento um imenso trabalho que mobilizou paleontólogos de todo o mundo, que acabaria por confirmar a existência de uma nova espécie de dinossauros e desvendar o ecossistema em que viveram. A descoberta foi o maior dinossauro já encontrado no planeta, o gigantesco titanossauro herbívoro Patagotitan mayorum.

 

Vértebra do Patagotitan, o maior fóssil de dinossauro já encontrado. Foto: MEF / Divulgação

 

Dinos brasileiros

O Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), no Parque Ibirapuera, expõe o uma réplica do esqueleto em tamanho natural do dinossauro mais antigo do mundo, o “brasileiro” Buriolestes schultzi, que viveu há 233 milhões de anos, um pequeno bípede com um cérebro potente, dentes pontiagudos e um corpo esguio e ágil que o faziam um predador bastante eficiente, encontrado na formação Santa Maria no Rio Grande do Sul.

Gigantes

A exposição DINOSSAUROS – Patagotitan, o Maior do Mundo desvenda um mundo fascinante, apresentando 16 réplicas de esqueletos de dinossauros completos e 20 fósseis originais, incluindo o maior de todos, o Titanossauro Patagotitan. Estudos sugerem que o dinossauro tinha 40 metros de comprimento e 72 toneladas (como três caminhões cegonha enfileirados, e o peso equivalente a 18 elefantes).

Conheça um pouco mais sobre o mundo pré-histórico

Ingressos e informações

Os preços variam de 40 a 50 reais. Para adquirir e obter mais informações acesse Exposição Dinossauros Patagotitan no Ibirapuera de 6 a 11 de dezembro. O link leva à página da Livepass, empresa que comercializa os ingressos.


Destaque – Tyrannotitan. Foto: MEF / Divulgação