Sexta-feira | 23 de julho, 2021

Se as Ilhas Maldivas estão mais para a costa da Índia, as Seychelles ficam a 1.600 km da costa leste da África.

Por John Martino


O arquipélago tem a beleza associada à tranquilidade, harmonia e praias paradisíacas. Essas características somadas a outras, também vistas aqui, renderam às Ilhas Seychelles sua fama mundial.

Das 115 ilhas, 41 delas são internas e constituem as ilhas de granito meso-oceânicas mais antigas da Terra. As outras 74 formam cinco grupos de atóis de coral e ilhotas de recife que são as ilhas externas.

Nas Seychelles encontramos dois locais tombados pelo Patrimônio Mundial da Unesco: o Vallée de Mai em Praslin e o lendário Aldabra, maior atol de coral elevado do mundo; maravilha descoberta por marinheiros árabes no século 9 d.C.

História e clima

País relativamente jovem começou a ser colonizado em 1770 pelos franceses e assim se manteve até a derrota de Napoleão quando foi cedida à Grã-Bretanha pelo tratado de Paris em 1814 e se tornou uma república independente em 1976.

Abençoadas com sua localização equatorial, o clima das Seychelles é sempre quente e não atinge extremos de calor ou frio. As temperaturas oscilam entre 24ºC e 32ºC.

Portanto, um destino ideal para os adoradores do sol, amantes das praias e da natureza que dura o ano todo. Planeje sua viagem para aproveitar ao máximo esse idílico capricho da natureza.

 

Sociedade e cultura

As raízes da população são multiétnicas. Diferentes raças, tradições e religiões dos quatro cantos da Terra convivem lado a lado, onde a harmonia é um modo de vida.

A história das ilhas revela pessoas de origem africana, europeia e asiática que trouxeram costumes distintos, criando assim a vibrante cultura local.

 

Idioma e culinária

Existem três línguas oficias nas Seychelles. O crioulo – dialeto cadenciado de origem francesa –, inglês e o francês. Muitos habitantes falam também o italiano e o idioma alemão fluentemente.

Alegres até na fala, nas Seychelles o olá ou bom dia, se transforma em bonzour (em francês, bonjour) na língua crioula; ou, por favor, que vira silvouple (do francês, s’il vous plait).

Na gastronomia, como era de se esperar, os pratos de frutos do mar predominam. Mas a variedade culinária abrange receitas e sabores das cozinhas indiana, chinesa ou italiana.

Em resumo, a gastronomia crioula apresenta as sutilezas e nuances da cozinha francesa, o exotismo dos pratos indianos e os sabores picantes do Oriente.

As imagens selecionadas são uma amostra do que espera os viajantes. Leve sua alegria na bagagem e deixa a vida passar devagar nas Seychelles.