Terça-feira, 1º de dezembro de 2015, às 17h45


Ao final da campanha Novembro Azul contra o câncer de próstata, leia a matéria que mostra com simplicidade motivos importantes para que os homens previnam-se muito pouco, não só no Brasil, mas em vários outros países. Para facilitar o entendimento dessa doença que age em pleno silêncio baixe o guia de conscientização sobre a saúde do homem “Diálogos da Próstata”. Mais uma maneira fácil de entender melhor essa doença e prevenir-se daqui para frente, se é que você já não está prevenindo-se! Afinal, esse assunto é muito importante.


Do Instituto Lado a Lado pela Vida


 

 

 

Homens não dão importância aos sintomas de câncer de próstata

Pesquisa internacional revela o comportamento dos homens em relação aos sintomas da doença

Uma pesquisa realizada pela Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata (IPCC, na sigla em inglês) divulgou que 47% dos homens com a deonça em estágio avançado desconhecem e não dão importância aos sintomas. Ou seja, não comunicam aos médicos e perdem tempo para iniciar o tratamento e aumentar as chances de cura. O levantamento foi realizado com 900 pacientes e 360 cuidadores de 10 países (Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Holanda, Estados Unidos, Japão, Cingapura e Taiwan).

De acordo com a ONG britânica Cancer Care, 1,1 milhão de homens são afetados pelo câncer de próstata e provoca 307 mil mortes no mundo todos os anos. A doença é a segunda neoplasia mais frequente em homens depois da de pulmão. O estudo revela que cerca de 10% dos pacientes chegam na consulta pela primeira vez com o tumor disseminado para outros órgãos. Por isso, diagnosticar a tempo a doença pode salvar milhares de vidas.

Entretanto, detectar os sinais pode não ser tão simples, pois os sintomas não são específicos. Os mais comuns, de acordo com o estudo, são: cansaço (86% são afetados), dores nas costas (82%), dor generalizada (70%), fraqueza (67%) e dificuldade para dormir (62%), além da incontinência urinária.

Cerca de 39% dos homens aguentam esses sinais sem recorrer aos médicos durante meses ou até mesmo um ano. Além disso, 34% acreditam que falar sobre sua dor faz com que se sintam fracos e 38% dizem que é difícil falar da dor na qual estão imersos. Já 57% afirmam que a dor ou o desconforto diário é algo que precisam aprender a conviver e 59% afirmam que não sabem se a dor está relacionada com o câncer.

 

Cerca de 47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e não dão importância aos sintomas. Foto: Divulgação

 

Acesse a cartilha "Diálogos da Próstata - O impacto do câncer de próstata na saúde do homem" (você será levado ao site do Instituto Lado a Lado pela Vida onde poderá baixar a cartilha gratuitamente em pdf)