Domingo | 10 de março, 2019 | 12h50


A SIURB respondeu sobre as deficiências encontradas no Viaduto Azevedo em reportagem publicada no dia 6 de março.

Diante das afirmações da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), pode-se concluir que o Viaduto Azevedo continua seguro. Do nosso ponto de vista, precisamos esclarecer que em nenhuma das reportagens que estamos realizando a respeito da falta de manutenção preventiva nas vias do bairro e os consequentes buracos que surgem a todo momento foi citado o termo “risco iminente de colapso” do Viaduto Azevedo ou da Ponte do Tatuapé (leia a matéria, saiba mais sobre as reportagens).

 

Viaduto Azevedo: A imagem mostra o estado do asfalto em uma das juntas de dilatação na parte central da estrutura. Foto: aloimage / arquivo

 

Os termos usados foram: preocupantes, cautela, prevenção e alto risco. O que mais se aproximaria da afirmação, “risco de colapso”, (sem o termo iminente) foi mencionado pelo laudo técnico emitido pela Prefeitura (estamos aguardando mais detalhes) no dia 6 de fevereiro último. O levantamento da situação estrutural das pontes e viadutos da cidade, segundo os laudos emitidos por empresas contratadas apontam para alto risco. Por esse motivo a Prefeitura de São Paulo está sendo pressionada a tomar providências.

Na simples observação das imagens feitas no Viaduto Azevedo, demonstradas na reportagem, mesmo para leigos, é possível perceber que pelo menos os buracos e desníveis são preocupantes, se estão ocorrendo exatamente nas juntas de dilatação essa preocupação aumenta. O levantamento sobre as pontes e viadutos da cidade está em andamento. Mas, ainda que não do ponto de vista estrutural, o quesito segurança no trânsito preocupa no Viaduto Carlos Ferraci (Azevedo).

 


Segue a resposta da SIURB

Ao contrário do que diz a reportagem “Visitamos cada uma das juntas de dilatação do pequeno viaduto nesta terça-feira (5) e o que se vê são deformações preocupantes”, as pontes e viadutos da cidade não correm risco iminente de colapso. Quando um problema grave é identificado, a estrutura é imediatamente interditada para segurança de pedestres e motoristas, como ocorreu na ponte que dá acesso à Dutra.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras informa que a ordem de serviço para elaboração do laudo estrutural do Viaduto Carlos Ferraci foi publicada no dia 06/02, a empresa responsável é a Bureau Veritas do Brasil - Sociedade Classificadora e Certificadora. Para elaboração do laudo estrutural da Ponte do Tatuapé foi publicada ordem de serviço no dia 24/01, e a empresa responsável é a Ieme Engenharia Consultiva. Os resultados devem ser apresentados em até 4 meses. Serão verificadas, por exemplo, o estado do concreto, das ferragens, juntas de dilatação, entre outros elementos estruturais. Esses materiais serão testados por meio de ensaios específicos para cada um desses elementos.

Informa ainda que já realizou vistoria visual em 33 pontes e viadutos da cidade, a partir das vistorias foi constatado que 16 estruturas precisam passar por laudos estruturais emergenciais. A SIURB elabora um cronograma para estabelecer um plano de trabalho para análise de mais 40 pontes, viadutos e passarelas.

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