Problemas oftalmológicos também afetam as crianças


Quinta-feira, 24 de novembro de 2016, às 11h44


O Programa “Visão 20/20”, visa eliminar a cegueira evitável. A Organização Mundial da Saúde, estima que 32 mil crianças brasileiras sejam cegas. Dentre as principais causas de cegueira e baixa visão evitável na infância, doenças congênitas destacam-se, como toxoplasmose, catarata e glaucoma – além da retinopatia da prematuridade (ROP) e erros refrativos não corrigidos. ROP, catarata congênita e erros refrativos fazem parte do programa da OMS.

Alguns sinais são emitidos e os pais precisam estar atentos. Para melhor compreensão, Rosa Maria Graziano, presidente do Departamento de Oftalmologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo, lista alguns pontos que podem levantar suspeita: “Cefaleia aos esforços visuais; desinteresse pela leitura; aproximar-se dos livros ou da TV; lacrimejar, apertar ou arregalar os olhos para ver melhor; estrabismo; olhos e/ou bordos das pálpebras constantemente vermelhos; e ‘caspas’ nos cílios”.

 

Oftalmopediatria. Foto: divulgação / SPSP

Oftalmopediatria. Foto: divulgação / SPSP

 

A criança não precisa falar para informar a visão

A avaliação pelos pais é mais difícil; todavia, a oftalmopediatra dá uma dica. “Podem comparar a sua visão com a do filho com mais de quatro anos, solicitando que identifique placas e prédios distantes, analisando cada olho separadamente”.

Nas mais novas, deve ser observada sua forma de brincar e a reação à oclusão de um dos olhos. Se o olho com melhor visão for tapado, ela chorará e movimentará a cabeça para que o olho seja liberado. A acuidade visual deve ser examinada em cada olho separadamente e variando de acordo com a idade da criança.

“Nos bebês podem ser observados quanto à recusa de oclusão dos olhos, e também quanto ao desempenho em pegar objetos deixados no chão. A partir do terceiro mês de vida, o teste do olhar preferencial pode ser realizado para medir a acuidade visual da criança; nas suspeitas de lesões neurológicas o Potencial Evocado Visual está indicado. Para as crianças pré-verbais usamos as tabelas com figuras familiares como a de Lea Harvering e o ‘E’ e nas crianças alfabetizadas a tabela de Snellen”, explica a médica.

Há casos em que são necessários métodos especiais – para medir a acuidade visual de bebês, crianças pré-verbais ou excepcionais, pode-se usar o Teste do Olhar Preferencial ou Cartões de Teller (CAT), baseando-se na preferência natural das crianças para dirigir o olhar a estímulos estruturados (listras brancas e pretas) quando apresentados simultaneamente a estímulos lisos.

Graziano informa que os Projetos Olho no Olho e Visão do Futuro realizam o exame oftalmológico da criança que cursa o primeiro ano do curso fundamental, geralmente com idades ao redor de sete anos – já próximas a conclusão do desenvolvimento visual. Assim, a dra. Rosa Maria considera “o pediatra um grande parceiro na prevenção da cegueira infantil, haja vista está em contato com crianças e familiares desde os primeiros anos de vida e pode encaminhar precocemente à avaliação do especialista” . Aliás, identificar alterações precocemente facilita o tratamento mais assertivo.

Leia as dicas para uma boa noite de sono do bebê. Foto: divulgação / SPSP

Leia as dicas para uma boa noite de sono do bebê. Foto: divulgação / SPSP

Leia mais sobre
SAÚDE

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This