Segunda-feira, 4 de julho de 2016, às 19h06


Quem paga pelos maus serviços da Prefeitura, são os paulistanos, seja qual for o bairro. No Tatuapé, ruas como Padre Estevão Pernet estão esquecidas, mas outras como ela se espalham pela cidade.

Gerson Soares

A cidade está esburacada, o dinheiro das multas pela lógica deveria ser reinvestido na melhoria, segurança e educação do trânsito e assim entende o Ministério Público de São Paulo. A Justiça vê também dessa forma e aceitou denúncia contra o prefeito Fernando Haddad por improbidade administrativa e uso das verbas arrecadadas para outras despesas. Podemos entender como item de investimento o recapeamento das ruas e avenidas, assim como a conservação das mesmas nas operações tapa-buracos. Exemplos de que ruas esburacadas causam piora na circulação dos veículos, insegurança e colisões não faltam.

 

Rua Boa Esperança com Azevedo Soares: carros desviam de buraco ficando na contramão, enquanto pedestres ficam sem saber o que fazer. Foto: aloimage

Rua Boa Esperança com Azevedo Soares: carros desviam de buraco ficando na contramão, enquanto pedestres ficam sem saber o que fazer. Foto: aloimage

 

No tocante ao Tatuapé e as regiões circunscritas às Subprefeituras Aricanduva/Carrão, Vila Prudente e Mooca, temos ciclovias que só serviram para atrapalhar a vida dos moradores, como na Rua Xiririca no bairro do Carrão. Sobre o asfalto em estado crítico, citamos as Ruas Ibitirama na Vila Prudente ou o trecho menos privilegiado da Rua Padre Estevão Pernet no Tatuapé que são apenas exemplos. Nesta última, ainda não ficou explicado pela Subprefeitura Mooca, o motivo de o trecho entre a Tuiuti e Rua Serra do Japi estar abandonado, ao passo que na continuação um quarteirão recebeu melhorias até a Rua Airi e o asfalto está novinho. No cruzamento com a Avenida Azevedo há depressões bastante acentuadas.

 

Serviço de segunda: conserto feito há um mês pela Sabesp já está pior do que antes. Foto: aloimage

Serviço de segunda: conserto feito há um mês pela Sabesp já está pior do que antes. Foto: aloimage

 

Depois de levar anos para consertar uma “costela de vaca” existente na Rua Azevedo Soares em frente ao Colégio Ascendino Reis, o serviço foi mal feito e semanas depois já apresentava as mesmas características de antes. Na Rua Euclides Pacheco esquina com o Largo Nossa Senhora do Bom Parto, o fato se repete de forma piorada. Menos de um mês depois da péssima execução, o aspecto anterior voltou, dando a impressão de que o trabalho nem foi feito, como mostra a imagem (compare com a reportagem anterior). Há duas semanas notamos buracos na Rua Boa Esperança, produzidos por concessionárias de serviços. Mas até a manhã de hoje (4/7) lá estavam inalterados, sem recapeamento, colocando em risco motoristas e pedestres.

 

Irresponsabilidade: motoristas com medo de passar por cima desviando pela contramão colocando vidas em risco na Rua Boa Esperança em frente condomínio de luxo. Foto:  aloimage

Irresponsabilidade: motoristas com medo de passar por cima desviando pela contramão colocando vidas em risco na Rua Boa Esperança em frente condomínio de luxo. Foto: aloimage

 

Estes são alguns dos inconvenientes causados pelo desleixo com o dinheiro público, já que os serviços são pagos pela população e ao serem refeitos geram novos custos. Como divulgamos há mais de 15 anos, o Tatuapé precisa ter sua própria administração local, independente de politicagens, favorecimentos, nomeações. Instalação de um semáforo de coluna na contramão (leia a reportagem), num local aonde já existem outros grupos sinalizadores (focal e coluna), gera especulações entre lógica e desvio de verbas, assim como os bairros do Tatuapé e Jardim Anália Franco ainda não possuírem a sua própria Subprefeitura, dúvidas em torno de favorecimentos e trocos políticos.

Neste final de semana foram feitos alguns consertos no bairro numa operação tapa-buracos, mas muitas ruas estão precisando de recapeamento. Tapar o sol com a peneira só adia o problema e aumenta as despesas.

Tatuapé 45º: estacionamento para cinco carros onde só haveria lugar para dois. A paisagem e a arqutietura vista nesta fotografia ilustram bem a situação encontrada no bairro hoje. Foto: aloimage

Tatuapé 45º é a nossa sugestão protocolada pela CET: estacionamento para cinco carros onde só haveria lugar para dois. A paisagem e a arqutietura vista nesta fotografia ilustram bem a situação encontrada no bairro hoje. Foto: aloimage

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