Domingo | 3 de julho, 2022


O objetivo é recolher informações sobre a aprendizagem, após o ensino remoto por causa da Covid-19. É muito fácil participar, basta acessar este link que abre uma página de formulário no portal e responder.


O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) lançou uma nova pesquisa on-line em seu Portal (www.tcm.sp.gov.br), na última segunda-feira (27/06). O levantamento é dirigido aos pais de alunos das escolas municipais e a seus responsáveis. O objetivo é avaliar as condições do ensino na rede pública da capital no primeiro semestre de 2022, quando os alunos retornaram integralmente ao ensino presencial, após quase dois anos de ensino remoto por conta da pandemia da Covid 19.

As 26 perguntas da pesquisa são divididas por temas que abordam o funcionamento e o uso do tablet nas atividades escolares, aspectos relacionados às aulas e à aprendizagem, questões sobre uniformes e material escolar, além de informações gerais, como composição da família e renda familiar.

Quaisquer pais de alunos matriculados na Rede Municipal ou seus responsáveis poderão responder ao questionário acessando o link https://portal.tcm.sp.gov.br/Pagina/48183 sem a necessidade de se identificar. Além disso, a pesquisa será divulgada por whatsapp para 50 mil contatos selecionados aleatoriamente a partir de lista cedida pela Secretaria Municipal de Educação.

A possibilidade em participar e contribuir com a educação, respondendo à pesquisa, ficará disponível no Portal do TCMSP até o próximo dia 31 de julho.

O órgão destaca que “a participação da comunidade é muito importante porque, como ocorreu na pesquisa anterior – veja os resultados em https://portal.tcm.sp.gov.br/Pagina/34818 –, as respostas serão utilizadas para o planejamento das futuras fiscalizações do TCMSP, além de servirem como instrumento para promover a maior aproximação dos usuários da rede pública de Educação com o Tribunal.

Pesquisa anterior nas CEIS gerou resultados positivos

Há um ano, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) divulgou o resultado de uma importante pesquisa sobre as condições nos Centros de Educação Infantil (CEI) da rede pública municipal, onde foi verificado se as creches propiciavam aos bebês e crianças as condições necessárias ao seu desenvolvimento, examinando aspectos sensíveis à oferta de ensino de qualidade. A análise abrangeu o período de 2018 a 2020 e foi realizada pelos técnicos do TCMSP entre abril de 2020 a fevereiro de 2021. O relator foi o conselheiro Maurício Faria.

Sobre a avaliação da qualidade da rede municipal de educação infantil, o relatório técnico ressaltou que dentre os problemas apontados pelas unidades nas edições de 2018 e 2019 dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, destacam-se uma série de carências, como a falta de conhecimento pelos pais do projeto político pedagógico da unidade, dentre outras.

Havia na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, em dezembro de 2019, 344.502 bebês e crianças matriculados nas creches da cidade, de acordo com informações da Divisão de Informações Educacionais (DIE). Desse total, 289.181 foram atendidos na rede parceira e 55.321, na rede direta. Portanto, cerca de oito em cada dez bebês e crianças matriculados nas unidades educacionais da rede estão em CEIs parceiros. Todavia, em todos os documentos oficiais, a SME se refere à rede de educação infantil como uma única.

A SME encaminhou ao TCMSP esclarecimentos a respeito dos apontamentos feitos pelos auditores. Levantamentos como este, obtêm resultados positivos, aos munícipes por isso é muito importante participar da atual pesquisa. Acesse e responda clicando aqui o novo questionário sobre as escolas públicas municipais da capital paulista.