Sábado | 6 de maio, 2023

Estamos acompanhando a evolução do projeto EVE da Embraer X, desde o início de dezembro de 2021, quando foi anunciada a operação de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) com o eVTOL, uma aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical, conectando a Barra da tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão.


Em 18 de março de 2022, o projeto avançava e a Embraer já ampliava seu “processo de aceleração do futuro da aviação autônoma”, anunciando 18 novas parcerias tecnológicas com empresas líderes globais especializadas em inovações na área de sistemas autônomos.

Atualizações sobre o eVTOL

Um ano depois, em 13 de março de 2023, a empresa originalmente brasileira participou da South by Southwest (SXSW) em Austin, Texas. Em seu estande estreou a maquete da cabine do eVTOL centrada no ser humano com uma configuração de assento acessível para um piloto e quatro passageiros, produzida de forma sustentável pela primeira nos Estados Unidos (EUA).

Bolsa de Valores NY

Três dias depois, a EVE Holding, Inc. divulgou os resultados financeiros do quarto trimestre e do ano fiscal de 2022, depois de naquele ano ter estreado na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). “O ano de 2022 foi particularmente agitado para EVE, pois alcançamos vários marcos em nossa jornada para moldar o ecossistema global de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), listamos a empresa no mercado público e trouxemos vários novos parceiros para nosso projeto,” comemorou.

Evoluindo

Continuando sua jornada evolutiva, no dia 23 de março, em Melbourne, Flórida, a EVE Air Mobility assinou uma Carta de Intenções (LOI) com a Ferrovial Vertiports. A colaboração entre as empresas poderá ajudar na permissão de operações do eVTOL nos EUA e no Reino Unido. “EVE é mais do que um fabricante de eVTOL e estamos trabalhando com empresas como a Ferrovial Vertiports para fornecer soluções que permitirão que essas aeronaves operem com segurança e eficiência.”

Mobilidade aérea urbana

Investindo em seu projeto tecnológico, a EVE organizou uma cúpula global nas suas instalações em Melbourne, no último dia 27 de abril, para colaborar e discutir sobre a infraestrutura necessária para dar suporte à UAM. O EVEnto de dois dias reuniu mais de 20 operadores, fornecedores, empresas de infraestrutura e funcionários públicos de 16 organizações diferentes com o objetivo de identificar os próximos passos para apoiar o futuro das operações de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

eVTOL no Brasil

Em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro, a Embraer X previu que a sua subsidiária EVE, dEVErá iniciar em 2026 as atividades no estado, com cerca de 200 eVTOL ou carros voadores, como está sendo chamado por aqui. Com poltronas para o piloto e mais quatro passageiros, destinado à classe média, a estimativa é que os veículos futuristas possam transportar 4,5 milhões por ano no início.


Destaque – Imagem: EVE / Divulgação


Imagens e vídeos: EVE / Divulgação