Domingo | 29 de agosto, 2021

“Pilote” o hiperesportivo que atingiu a marca dos 455,3 quilômetros por hora e se tornou o mais veloz do mundo. Assista aos vídeos e sinta os prazeres da velocidade e do som.

Gerson Soares


No dia 27 de maio último, em Richland – Washington, a SSC North America divulgava para a mídia especializada internacional os detalhes de dois modelos variantes do SSC Tuatara, com foco no manuseio de pista e recursos de high-downforce – algo como os efeitos provocados pelos aerofólios para aderência do carro ao solo que influem nos coeficientes de arrasto e aerodinâmica.

Nomeados como “Tuatara Striker” e “Tuatara Aggressor”, esses modelos elevam a experiência na pista, empregando a versatilidade das capacidades de desempenho existentes no Tuatara e adaptando recursos aerodinâmicos, oferecendo possibilidades ampliadas aos clientes.

“O Tuatara foi projetado e construído para demonstrar força onde quer que vá. Quer se trate de um passeio pela cidade, uma passagem em alta velocidade ou voltas em uma pista, ele se destaca em tudo o que o motorista quer que o carro faça”, diz o fundador e CEO Jerod Shelby.

Tuatara Striker

Nesse modelo, o motor SSC Twin-Turbo V8 transfere 1.750 cavalos de potência para a pista por meio de uma transmissão manual robotizada de sete velocidades, capaz de mudanças de menos de 100 milissegundos. Perfis variáveis de desempenho e manuseio são acessíveis por meio de um gerenciador de sistema centralizado e interface homem-máquina digital, fornecendo ao piloto controles do veículo, informações de sistemas e diagnósticos.

Tuatara Aggressor

O Tuatara Aggressor foi construído exclusivamente para as pistas, com uma força formidável a ser considerada. Este modelo traz as características únicas do Striker em um veículo verdadeiramente personalizável. Os clientes têm a liberdade de opções quase ilimitadas de desempenho, aparência e experiência – impossíveis nas versões de rua do Tuatara – que podem ser elevadas até 2.200 cavalos de potência. Esteticamente, a configuração do Agressor ainda pode ter pinturas exclusivas.

Sobre o Tuatara

O SSC Tuatara atualmente detém o recorde de “Carro de Produção Mais Rápido do Mundo”, após atingir uma velocidade média bidirecional de 282,9 mph (455,3 km / h) em 2,3 milhas (4,6 quilômetros) no Centro Espacial Kennedy’s Shuttle Landing Facility na Flórida. Este carro de rua é a base para as variantes Tuatara Striker e Aggressor.

Projeto

Projetado em colaboração com o designer automotivo de luxo e desempenho Jason Castriota, que criou o design original para a carroceria de alta velocidade do Tuatara, os modelos Striker e Aggressor mudam a perspectiva sobre o que é possível com o Tuatara.

“Cada mudança estética e elemento aerodinâmico tem um propósito distinto de criar downforce com o mínimo de arrasto e o benefício adicional de propositalmente dar ao carro uma estética agressiva incrível. Ao todo, gastamos mais de 1000 horas em CFD (Computational Fluid Dynamics)* para ajustar a aerodinâmica,” destaca Castriota.

Produção

O Tuatara, Tuatara Striker e Tuatara Aggressor estão atualmente em produção na sede da SSC North America em Richland, Washington. A produção desses modelos é limitada a 100 unidades totais do Tuatara e Tuatara Striker e 10 unidades do Tuatara Aggressor somente para pistas.

As disponibilidades para compra dos três modelos também são limitadas e oferecidas exclusivamente pela SSC North America e suas concessionárias.


* Na indústria automotiva, a ferramenta CFD é usada e personalizada em cinco áreas principais: efeito aerodinâmico do veículo; gestão térmica (refrigeração e climatização); combustão de cilindro; lubrificação do motor e desempenho do sistema de escapamento.


Com informações e fotos da SSC North America.

ACELERE…