Quarta-feira | 7 de setembro, 2022

A partir do dia 8 de setembro quem quiser conhecer o novo Museu do Ipiranga, totalmente restaurado, já pode programar o passeio pela história do Brasil e de São Paulo.


Após uma década fechado para o público, o Museu Paulista reabrirá suas portas. Para quem olha de fora, as diferenças são discretas. No entanto, uma completa reestruturação interna modernizou o edifício do século 19, tornando-o completamente acessível a um público diverso.

A nova entrada fica ao lado do espelho d’água e dá acesso a um piso inteiramente novo, que integra o museu ao jardim francês, totalmente revitalizado. O Piso Jardim abriga um auditório com capacidade para 200 pessoas, uma área para exposições temporárias e outra para acolhimento dos visitantes, rasgada por uma janela curva de 30 metros com vista para o Parque da Independência.

 

Todos os objetos dispostos na mesa central podem ser manipulados pelos visitantes. Há ainda recursos multissensoriais, como vídeos e descrições em Libras e em Braille. Foto: Karina Toledo/Agência FAPESP

 

 

Projeto Arquitetônico

Incluindo escadas rolantes e elevadores, os equipamentos permitem que um visitante com mobilidade reduzida ingresse no edifício pela área de acolhimento, passe por todos os andares e chegue até o mirante, no topo do prédio. O novo Museu do Ipiranga também é acessível a portadores de deficiência visual, auditiva ou cognitiva. As exposições de longa duração são repletas de objetos interativos – feitos de pedra, porcelana, madeira, resina, tecidos e outros materiais – e com recursos multissensoriais, como alto relevo e descrições em Libras e em Braille.

Saiba mais sobre a restauração do Museu do Ipiranga

 

Reabertura coincide com Bicentenário da Independência

Depois de um processo de reforma iniciado efetivamente em 2019, mas que deve ser recuado até 2014 se forem consideradas todas as etapas preparatórias, a reabertura coincide com as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. No dia 6 de setembro, houve um evento para autoridades e patrocinadores; em 7 de setembro – data em que o país comemora 200 anos de independência –, com inauguração simbólica para convidados (estudantes de escolas públicas estaduais e municipais e trabalhadores da obra de recuperação com suas famílias); e 8 de setembro, com abertura para o público em geral, previamente agendada no site da instituição.

Mais interações e acessibilidade

A entrada é gratuita até o dia 6 de novembro. Para garantir a presença é preciso retirar os ingressos no site [clique neste link para verificar a disponibilidade]. O acesso ao Mirante, que proporciona uma linda vista, ainda está sendo controlado. Há estacionamento no local com vagas disponíveis apenas para idosos e pessoas com deficiência. O museu recomenda o uso de máscara, mas a medida de segurança é facultativa. “Prepare-se para viver um passeio pela história de São Paulo e do Brasil com as nossas 11 novas exposições, repletas de recursos multimídia em ambientes totalmente acessíveis”, convida a instituição.

 

Uma das pesquisas que vêm sendo feitas com os objetos do acervo foca o processamento de alimentos no espaço doméstico em São Paulo, entre 1860 e 1960. Foto: Karina Toledo/Agência FAPESP

 

 

Serviço

O Museu do Ipiranga abre de terça a domingo, das 11h às 16h até o próximo dia 11. A partir do dia 13 de setembro o horário será das 11h às 17h. Endereço: Rua dos Patriotas, 100 – Ipiranga, SP – Capital. Informações sobre ingressos: ingresso.museudoipiranga@usp.br. A instituição não divulgou telefone para contato.


Com reportagem de José Tadeu Arantes, informações de Karina Toledo da Agência Fapesp de Notícias e do Museu Paulista.


Destaque – Embora mantenha a fisionomia original, prédio histórico passou por completa reestruturação interna. Novo piso, integrado ao jardim francês, tem área para exposições temporárias e acolhimento de visitantes (foto: Daniel Antônio/Agência FAPESP)