Sábado | 28 de maio, 2022

Obra de restauração e modernização do Museu do Ipiranga revela descobertas arqueológicas e um novo panorama aos visitantes.


No dia 18 de maio, o governador Rodrigo Garcia esteve presente à entrega da nova etapa de restauração do Edifício-Monumento, que faz parte da ampliação e modernização do Novo Museu do Ipiranga.

 

Foto: Museu do Ipiranga / USP

 

Com 70% das obras concluídas, o espaço será reaberto no feriado nacional de 7 de Setembro, como principal marco do bicentenário da Independência do Brasil.

A programação cultural para a reabertura do Novo Museu do Ipiranga deverá contar com mais de cem eventos. O maior deles será o Festival do Bicentenário, no Parque da Independência, entre os dias 3 e 11 de setembro, que será realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

 

Governador Rodrigo Garcia e comitiva. Foto: Museu do Ipiranga / USP

 

Entre as novas instalações do museu, estão duas amplas entradas, bilheteria, um auditório para 200 pessoas, espaço educativo, café, loja e sala de exposição temporária. A modernização vai dobrar a área total construída e oferecer total acessibilidade por elevadores e escadas rolantes e um novo sistema de ar-condicionado.

Objetos arqueológicos

Há um ano durante as escavações e realocações de árvores na área externa do novo museu, bem como no contrapiso do Edifício-Monumento foram encontrados cerca de 400 objetos arqueológicos.

O canteiro de obras do Museu do Ipiranga é monitorado por uma equipe de arqueólogos e entre as descobertas estão ossos, fragmentos de porcelana, moedas e objetos de uso pessoal, bem como itens inusitados localizados no contrapiso do Museu, como um cachimbo e um cálice de licor.

 

Foto: Scientia Consultoria Científica

 

Dentre os objetos encontrados, há uma curiosa dentadura, da primeira metade do século 20, que incluía um dente com restauração em ouro, ou que imita ouro, para disfarçar o uso da prótese.

Foram reveladas duas moedas que, dependendo da época, equivaleriam de R$ 2,50 até R$ 10. A mais antiga, cunhada na Europa, chegou às ruas no fim de 1901. A outra, comemorativa, é da segunda metade da década de 1930. De um lado, tem uma locomotiva sobre trilhos; do outro, o busto do Visconde de Mauá.

 

Foto: Scientia Consultoria Científica

Aspectos ilustrativos de como será o novo Museu do Ipiranga.

Imagens: Museu do Ipiranga / USP (clique para ampliar)