Quarta-feira | 22 de março, 2023

A seleção dividida em duas etapas terá 10 filmes que marcaram a trajetória do festival e uma mostra com 16 títulos que revelam o sertão brasileiro, incluindo obras de Geraldo Sarno e Glauber Rocha. Evento será totalmente gratuito entre 29 de março e 16 de abril.


Comemorando seus dez anos de existência, o Festival Internacional Cinema e Transcendência chega à uma nova edição e apresentará uma programação especial e gratuita celebrando a data. Serão exibidos documentários que se destacaram nas últimas edições e a Mostra Brasil Profundo, uma seleção de produções nacionais que trazem um Brasil desconhecido por muitos de nós – o sertão mitológico, poético, indígena, africano, encoberto por lendas, festejos e cordéis. A idealização e curadoria do Festival são do músico e cineasta André Luiz Oliveira, com co-curadoria da produtora e diretora Carina Bini. O Banco do Brasil patrocina o projeto.

Filmes ímpares

Este é o único festival de cinema no Brasil que investiga a subjetividade dos caminhos da consciência e do autodesenvolvimento através da arte cinematográfica. A seleção que será apresentada, traz ao público nacional a possibilidade de assistir a filmes cinematograficamente ímpares como também o acesso à aprendizagem e descobertas.

“O que nos nutre é a possibilidade de promover a relação do cinema como arte mediadora entre o sentido estético e a experiência introspectiva de autoconhecimento”, diz o curador André Luiz Oliveira.

Filmografia variada

Desde sua criação em 2013, o Festival sempre reuniu documentários e ficções que estão em diálogo com a espiritualidade e autodescoberta, além de levar ao público questões pertinentes sobre o presente e as possibilidades de transformação pessoal.

Contando com uma filmografia variada, o evento permite que seu público repense sua própria trajetória, e descubra novos caminhos, para isso, combina a arte cinematográfica com outras manifestações como música e meditação.

Assista aos filmes de 2020 e 2021

Aos interessados também é possível assistir uma retrospectiva dos anos 2020 e 2021, quando o Festival teve edições on-line, que atingiram 60 mil pessoas no Brasil e no exterior com exibição de filmes, lives com os diretores e apresentações musicais. Além disso, foi realizada uma live com Alejandro Jodorowsky, considerado o “patrono” do festival por apresentar uma filmografia que dialoga com os processos de transformação pessoal do diretor. Todo este material está disponível em seu canal do YouTube.

Programação

A programação completa do IX Festival Internacional Cinema e Transcendência está disponível no site bb.com.br/cultura.

No dia 29 de março, quarta-feira, às 17h30 será apresentado o Recital: MÚSICA INDIANA em homenagem aos Beatles, com Helder Araújo e convidado. Às 18h – Meeting the Beatles in India (Encontro com os Beatles na Índia), de Paul Saltzman. EUA, 2020. Documentário.82min. Livre. O cineasta Paul Saltzman refaz sua jornada de 50 anos atrás, quando passou um período transformador de vida com os Beatles na moradia do guru do Maharishi Mahesh Yogi, nas margens do rio Ganges. Em 1968, ele descobriu sua própria alma, aprendeu meditação, o que mudou sua vida, e conviveu com John, Paul, George e Ringo. Cinquenta anos depois, ele conecta-se com David Lynch sobre sua própria jornada interior, entre outros, que contribuíram para a realização deste filme, narrado por Morgan Freeman.

Serviço

IX FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA E TRANSCENDÊNCIA
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: 29 de março a 16 de abril
Ingressos: Gratuitos em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBB
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado pela van do CCBB é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O Centro Cultural Banco do Brasil fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.


Destaque – Cena do filme “Meeting The Beatles in India”, na abertura do IX Festival Internacional Cinema e Transcendência que começa no dia 29 de março no Cine Clube Banco do Brasil em São Paulo. Foto: CCBB SP / Divulgação