Segunda-feira | 17 de abril, 2023

Na pauta a formação médica, abertura de novas escolas de medicina e a saúde.


Depois de o então presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, receber representantes da Associação Paulista de Medicina (APM), Associação Médica Brasileira (AMB) e do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) em 12 de abril (leia aqui), dois dias depois foi a vez do Conselho Federal de Medicina (CFM) dirigir-se ao Distrito Federal. O fato demonstra a preocupação das entidades, com a formação dos médicos e temas que interessam à saúde da população brasileira.

Cursos de medicina

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, se reuniu nesta sexta-feira (14) com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, no Palácio do Planalto. Durante o encontro, trataram de políticas públicas para a área de saúde e sobre a abertura de novos cursos de medicina no País. Também participou do encontro a conselheira Natasha Slhessarenko, representante dos médicos de Mato Grosso no CFM.

Colegiado

Na audiência, Gallo informou a Alckmin que o MEC convidou o CFM para integrar o grupo de trabalho que discutirá critérios para abertura das novas escolas médicas. Na última terça-feira (11), o CFM encaminhou ofício ao MEC pedindo urgentemente a criação do colegiado.

Critérios

O presidente da República em exercício ficou satisfeito com a notícia e afirmou que o ministro da Educação, Camilo Santana, “de maneira muito criteriosa, vai ouvir as entidades, inclusive o CFM, para estabelecer os critérios para a abertura de novas faculdades”. Para Alckmin, é importante que os cursos tenham qualidade. “O presidente do CFM, Dr. Hiran Gallo, tem compromisso com a saúde e a qualidade de vida da população brasileira”, disse.


Fonte: CFM


Destaque – Foto: CFM / Divulgação