Sexta-feira | 21 de abril, 2023

Amanhã (22/04) no CCBB estreia a mostra de filmes produzidos exclusivamente por mulheres árabes. A programação, – até o dia 14 de maio – totalmente gratuita, traz debates, sessões comentadas, masterclass e seleção diversa de curtas e longas-metragens.


O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) recebe a 3ª Edição da Mostra de Cinema Árabe Feminino, com uma seleção de 34 obras cinematográficas dirigidas por mulheres, que apresenta a diversidade do cinema árabe contemporâneo para o público brasileiro.

Programação

A programação reúne filmes de diversos formatos e gêneros – curtas, médias e longas-metragens de ficção e documentários – que trazem à tona a multiplicidade dessas cinematografias através do olhar de mulheres de diversos países e regiões: Egito, Líbano, Palestina, Sudão, Iêmen, Síria, Argélia e Marrocos. A mostra é gratuita e conta com patrocínio do Banco do Brasil.

Jumana Mana virá ao Brasil

Questões políticas, críticas sociais, vivências LGBTQIAP+, utopias, memória, tempo, família e masculinidades permeiam as produções e somam-se a uma programação que inclui também sessões comentadas, mesas redondas e uma masterclass, no dia 6 de maio, com a premiada cineasta palestina Jumana Manna – quem vem ao Brasil especialmente para o evento.

Estreia com filme premiado

A 3ª Mostra de Cinema Árabe Feminino começa em 22 de abril, às 14h, com a exibição de “Miguel’s War”, de Eliane Raheb, filme inédito no Brasil. Outro longa de Raheb que está na programação é “Blessed Blessed Oblivion”. De Jumana Manna, a mostra apresenta “Foragers”, que traz os dramas em torno da prática de busca e coleta de plantas silvestres comestíveis na Palestina/Israel, com humor sarcástico e um ritmo meditativo. Outro destaque da programação é “Nezouh”, da premiada diretora síria Soudade Kaadan. O drama apresenta a história de Zeina, de 14 anos, e sua família, que são os últimos a permanecer em sua cidade natal, Damasco, na Síria. Todos os filmes foram vencedores de importantes prêmios internacionais.

Veja a programação completa

A curadoria desta terceira edição é das brasileiras Analu Bambirra, Carol Almeida e da egípcia Alia Ayman. “Em sua terceira edição, a mostra reafirma seu interesse em apresentar um recorte da produção cinematográfica árabe. Nesta edição, além de percebermos a interseção entre o cinema e as artes visuais (através de diretoras como Meriem Bennani, Basma Alsharif, Larissa Sansour e Jumana Manna), reforçamos o quão diverso e rico é o cinema árabe, indo de narrativas tradicionais até novas formas e experimentos cinematográficos. Os filmes que apresentamos representam imagens ‘frescas’, imagens às quais acreditamos que pessoas brasileiras deveriam ter mais acesso”, dizem as curadoras. Acesse a programação completa em: CCBB SP MOSTRA DE CINEMA ÁRABE FEMININO.

Serviço

3ª Mostra de Cinema Árabe Feminino
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: 22 de abril a 14 de maio
Ingressos: Gratuitos em CCBB SP Mostra de Cinema Árabe feminino
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças.
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado pela van do CCBB é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.


Destaque – “Nezouh” – a história de Zeina, de 14 anos, e sua família: últimos a permanecerem em Damasco, Síria, durante a guerra. Foto: CCBB / Divulgação