Domingo | 21 de maio, 2023

A mostra fica em cartaz de 17 de maio a 12 de junho e exibirá 27 filmes do diretor entre ficção e documentário.


O Centro Cultural Banco do Brasil promove, pela primeira vez no Brasil, uma retrospectiva completa e dedicada exclusivamente à obra do cineasta ítalo-americano Frank Capra. A mostra acontece em São Paulo de 17 de maio a 12 de junho e segue temporada no Rio de Janeiro de 21 de junho a 17 de julho.

Considerado o mais popular e reverenciado cineasta entre os anos 1930 e 1940, Capra venceu três vezes o Oscar de Melhor Diretor por Aconteceu Naquela Noite (1934), O Galante Mr. Deeds (1936) e Do Mundo Nada se Leva (1938). Ganhou ainda outras três estatuetas na categoria melhor filme.

Na programação estão obras da era de ouro do cineasta como Aconteceu Naquela Noite (1934), o primeiro filme da história do cinema a ganhar Oscar nas cinco categorias principais e A Mulher Faz o Homem (1939) – estrelado por James Stewart que se tornou a personificação do idealismo presente na obra de Capra –, filme que conta a história de um senador de “primeira viagem” que expõe a corrupção no Senado dos Estados Unidos, correndo o risco de destruir sua própria carreira.

A mostra ainda traz A Felicidade Não se Compra (1946), clássico conto de Natal que foi um fracasso de público na época do lançamento, mas se tornou um dos longas-metragens mais reverenciados do cinema americano e Esse Mundo é um Hospício (1944), considerada pela AFI (American Film Institute) uma das melhores comédias de todos os tempos.
Para completar a programação, o evento exibirá também Why We Fight – série de sete documentários encomendados pelo governo dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial para explicar aos soldados Americanos o envolvimento de seu país no conflito. Mais tarde, eles foram mostrados ao público dos EUA para convencê-los a apoiar o envolvimento do país na guerra.

Como um dos autores centrais da Era de Ouro de Hollywood, Capra discutiu questões muito caras aos Estados Unidos, como a Grande Depressão dos anos 1930, o otimismo em torno da política econômica do New Deal e a Segunda Guerra Mundial, constituindo um imaginário em torno do sonho de vida americano. Sua filmografia reúne um corpo de obras que propagandeou ideais, princípios e valores fundamentais da identidade nacional estadunidense em um projeto de mitificação da história do país.

Ao realizar este projeto, o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta ao grande público a obra cinematográfica de um dos mais marcantes diretores da era dourada de Hollywood e reafirma seu compromisso de ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura.

Veja todos os detalhes em: Programação completa Frank Capra


Da assessoria do CCBB.


Destaque – Foto: CCBB / Divulgação