Sábado | 19 de março, 2022

O novo Corvette Z06 2023 eleva o nível dos supercarros americanos. Considerado o mais potente de todos os tempos, chega ao cenário global equipado com o novo motor LT6 DOHC V-8.


A notícia foi veiculada no final de outubro do ano passado pela Chevrolet em Detroit, USA. O novo supercarro simboliza uma nova um próximo capítulo na jornada do Corvette de motor central, destaca a montadora americana.

Chegando dois anos depois que o primeiro Corvette Stingray de motor central estreou e cativou uma audiência mundial, o Z06 foi desenhado e projetado para atuar como uma ferramenta de precisão para a pista.

A aparência marcante, o som e a sensação tátil do Z06 são o resultados de um foco intenso. Com novos designs de painel frontal e traseiro mais largos e esculpidos que definem uma postura confiante, proporções exóticas e um interior luxuosamente equipado, o Z06 é a melhor experiência de supercarro, conforme a GM.

“O Corvette sempre trouxe um cliente exigente para a família Chevy”, disse Steve Hill, vice-presidente da Chevrolet. “Este novo Z06 foi desenhado e projetado para definir altos níveis e padrões de perfeição, personalização e desempenho para que os clientes possam realmente ter seu próprio carro de alta performance sob medida”.

Enquanto o Z06 foi criado para dominar na pista quando estreou em 1963, a placa de identificação Z06 também passou a simbolizar a combinação perfeita de fera de pista e supercarro.

“O novo Corvette Z06 define o supercarro americano”, disse o presidente da General Motors, Mark Reuss. “Ele se baseia no design distinto e na dinâmica inovadora introduzida com o Corvette de motor central e os eleva para fornecer capacidade de pista refinada, mas intransigente, com desempenho de classe mundial.”

O Z06 é diferenciado por seu coração pulsante – o novíssimo motor de 5.5L LT6, um V-8 de aspiração natural mais alta a chegar ao mercado em qualquer carro de produção de todos os tempos.

Os engenheiros passaram dois anos criando um tom de escape distinto e rico, diferente de tudo já ouvido de um Corvette.

Corridas na essência

O som e a aparência do Z06 seguem a direção do Corvette Racing. A transferência direta de conhecimento da pista para a rua nunca foi tão evidente. O chassi do Z06 sustenta o C8.R da Corvette Racing desde que começou a competir em 2020.

“As corridas foram a razão pela qual o Z06 foi desenvolvido em 1963 e continua a apoiar o desenvolvimento dos modelos de estrada que os tornam melhores nas ruas e nas pistas”, disse Tadge Juechter, engenheiro-chefe executivo do Corvette. “Isso também significa que testamos o Z06 nas melhores pistas do mundo, desde o Circuito das Américas aqui nos Estados Unidos, até o Nürburgring na Alemanha.”

O Corvette C8.R brilhou durante o campeonato de carros esportivos da IMSA em 2020, conquistando seis vitórias e sete pole positions e estabelecendo as voltas mais rápidas da classe em seis eventos.

Durante a série 2020, a Chevrolet conquistou o título GT Manufacturers – seu 13º desde 2001. Jordan Taylor e Antonio Garcia e a equipe nº 3 do Corvette C8.R venceram os campeonatos GTLM Drivers and Team.

Atenção aos detalhes sob medida

No cockpit focado no motorista, os materiais premium continuam a elevar a aparência luxuosa introduzida com o Stingray. Eles são complementados com acabamentos em fibra de carbono que expressam o mantra leve e focado na pista do carro.

“Para igualar seu desempenho, o Z06 é uma execução elevada do design da oitava geração”, disse Phil Zak, diretor executivo de design da Chevrolet. “Desde sua ampla postura plantada com superfícies esculpidas até seus materiais premium e de fibra de carbono, o Z06 instila uma aura de potência bruta e desempenho com artesanato sob medida.”

As características únicas incluem um volante envolto em fibra de carbono, patilhas de mudança e novo pacote de acabamento interior em fibra de carbono nível 2. O Z06 também apresenta opções de interior em couro revestido à mão, incluindo o novo interior totalmente aparado em Adrenaline Red.

O Corvette Z06 2023 será visto, ouvido e experimentado em todo o mundo quando a produção começar no verão de 2022.

História

O Corvette Z06 nasceu em 1963, como um pacote de equipamentos especiais opcionais destinado a pilotos. Ele incluía uma suspensão mais rígida, freios pesados, uma barra estabilizadora dianteira mais grossa e um grande tanque de combustível de 36 galões que reduzia o número de pit stops necessários em corridas mais longas.

O pacote ainda incluía um motor de 5,4 litros com injeção de combustível (327 polegadas cúbicas) e uma transmissão manual de quatro velocidades de relação curta.