Terça-feira | 6 de setembro, 2022

Bairro possui duas datas comemorativas no calendário oficial de eventos da cidade: setembro e outubro.


O livro “Memórias do Tatuapé – Uma viagem às origens nos séculos XV a XVII” do jornalista Gerson Soares, possui um capítulo dedicado exclusivamente à análise da data de aniversário do bairro. Nele encontramos os fatos que comprovam a veracidade para a oficialização do dia 5 de setembro como data oficial de aniversário, 4 de outubro em que se comemora o Dia do bairro e a polêmica que surgiu em torno do tema.

Padre Matheus Nunes

“Selecionamos e transcrevemos o trecho a seguir para análise,” cita o livro. “[…] A área, então paragem, permaneceu em situação litigiosa até meados do século XVII, com um reduzido número de habitantes dispersos. […] A ocupação efetiva da região ocorre no século XVII, quando herdeiros de Francisco Jorge venderam parte das terras ao padre Matheus Nunes de Siqueira, que ergue na várzea do Rio Tietê uma casa (hoje a Casa do Tatuapé) com oratório dedicado a São Mateus. […]”

SAT e os festejos de aniversário do bairro

A Sociedade Amigos do Tatuapé (SAT), que teve como membros-fundadores Carlos Sá, Toninho Paiva (antes de se tornar vereador) e outros, celebrava o aniversário do bairro no mês de outubro, desde 1980, com várias atividades. Dentre elas, o livro “Memórias do Tatuapé” cita a produção da “Revista Comemorativa Tatuapé Memória”, impressa e publicada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo em 29 de outubro de 1987, para os festejos dos 319 anos do bairro. No entanto, em pesquisas posteriores ao seu lançamento, descobriu-se o dia 5 de setembro de 1668 constando na escritura legítima do padre Matheus Nunes. Com a descoberta a data das celebrações precisava ser alterada.

Duas datas comemorativas

“A alteração por fim se fez, mas descontentou uma parte dos festeiros. Estava criado o impasse, que seria solucionado pela Câmara Municipal de São Paulo,” destaca o livro. A polêmica criada deveu-se aos festeiros que não gostaram da mudança e protestaram. Assim, foi criado no âmbito das Subprefeituras Penha de França e Mooca, o “Dia do Tatuapé”, a ser comemorado em 4 de outubro, com o intuito de contentar “gregos e troianos”, diz o livro histórico. Portanto, o Tatuapé tem duas datas comemorativas oficiais. Elas fazem parte do calendário de eventos oficial da cidade.


Destaque – Praça Sílvio Romero. Foto: aloimage / arquivo