Privatização da estatal é meta do governo paulista e tem causado polêmicas e as esperadas reações políticas. São Paulo possui problemas crônicos sob o solo que precisam ser resolvidos, dentre eles os vazamentos na rede.


Os cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Município de São Paulo receberam no dia 3 de setembro representantes do governo estadual para discutir a privatização da Sabesp. Estiveram na sede do TCM os secretários estaduais de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, além do presidente da Câmara Municipal, Milton Leite.

Meio ambiente

No encontro, a secretária apresentou dados do estudo realizado pelo governo sobre o assunto. “A gente está falando de um projeto que alia mais investimentos para o município de São Paulo, praticamente o dobro até 2029”, defendeu Natália que também mencionou a redução tarifária.

Legislação e interesses municipais

O presidente do TCMSP, Eduardo Tuma, destacou a iniciativa do governo em abrir o diálogo com o tribunal. “O TCM foi o primeiro órgão que começou a análise técnica sobre a proposta do governo de privatizar a Sabesp. Nosso interesse é olhar para os impactos reais na vida de quem mora em São Paulo, a qualidade do saneamento básico, o acesso à água encanada, a tarifa social e os investimentos na cidade. O TCM vai acompanhar cada passo do processo em tempo real para garantir o benefício na ponta, além da legalidade dos atos administrativos no âmbito do município”, disse ele.

Governo SP

O secretário Gilberto Kassab afirmou que a proposta de privatização será encaminhada para a análise do TCM pelo governo. “O diálogo é fundamental. Foi uma reunião extraordinária, com muita profundidade, onde todos tiveram conhecimento das linhas básicas que estão sendo discutidas e que em breve serão apresentadas aqui, junto aos conselheiros e junto à Câmara Municipal”, afirmou.

GT da Privatização da Sabesp

O presidente da Câmara, vereador Milton Leite, destacou a importância do legislativo neste processo. Ele disse que vai esperar os estudos feitos pelo governo de São Paulo para abrir o debate sobre a proposta de privatização da Sabesp. O Grupo de Trabalho (GT) que trata da privatização da Sabesp no TCMSP teve a primeira reunião realizada no último dia 28 de setembro. Novos encontros serão realizados nos dias 11 e 19 de outubro e a ideia é que o grupo organize questionamentos que serão enviados à prefeitura de São Paulo e participe do aprimoramento deste processo.

Abaixo o vídeo com aspectos da reunião.


Destaque – Imagem: TCMSP / Reprodução


Publicação:
Sábado | 6 de outubro, 2023