O anúncio foi feito na sexta-feira (05/07) e essa é a maior extensão dessa sinalização entregue em 2024, o que faz julho começar com 145,7 km de novas faixas.
A Prefeitura de São Paulo implantou mais dois trechos de sinalização da Faixa Azul em duas grandes vias na zona leste da cidade. São 9,7 km da sinalização destinada aos motociclistas completamente implantada na Avenida Salim Farah Maluf e mais 5,9 km na pista expressa da Avenida Aricanduva. É a maior extensão de Faixa Azul entregue neste ano.
Na Avenida Salim Farah Maluf, a Faixa Azul foi implantada entre as ruas Rhone e Ulisses Cruz, em ambos os sentidos. Na Avenida Aricanduva, a estrutura foi implantada entre a Rua Julio Colaço e Avenida Itaquera, também nos dois sentidos.
Prefeito pede mais 40 km
O prefeito Ricardo Nunes destacou a Faixa Azul como política pública inovadora, que está diminuindo o número de acidentes e salvando muitas vidas. “Para se ter uma ideia, um estudo mostrou que na 23 de Maio, por exemplo, quem está na Faixa Azul, tem três vezes mais o ambiente seguro para circular. No corredor preferencial na Bandeirantes, é 20 vezes mais seguro. Então, está mais do que comprovada a eficiência do programa”, disse o prefeito ao assinar o documento em que pede, por parte da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a liberação de mais 40 km de Faixa Azul em 28 vias da cidade.
Para o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Celso Gonçalves Barbosa, a Faixa Azul é mais um acerto da Prefeitura nas iniciativas de segurança viária. “É um projeto que vem salvando vidas e trazendo harmonia entre os motoristas e os motociclistas. Tenho percebido isso no contato com as Associações de Motoboy. Por meio deles, temos o termômetro de quanto a Faixa Azul é importante e do quanto tem trazido segurança”.
Projeto Faixa Azul
O projeto-piloto da Faixa Azul foi criado por profissionais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) das áreas de Segurança Viária, da Sinalização e do Planejamento e Projetos e Operacional. A ideia é inspirada em experiências anteriores e também internacionais. O objetivo é reorganizar o espaço viário, proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.
A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: a Visão Zero e o Sistema Seguro. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de atuar no planejamento do viário da cidade para que se torne mais seguro, fazendo com que pequenas falhas ou distrações humanas não ocasionem consequências graves.
Metas próximas
A meta da gestão é implantar 200 km de Faixa Azul até o fim de 2024. Os demais trechos já autorizados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) são:
● Tiquatira – I (Avenida Governador Carvalho Pinto)
● Tiquatira – II (Avenidas Calim Eid/ Dom Hélder Câmara)
● Rua Vergueiro
● Avenida Inajar de Souza
● Av. Senador Teotônio Vilela;
● Eixo Norte/Sul sentido Santana (Avenidas Moreira Guimarães, Rubem Berta, 23 de Maio, Prestes Maia, Tiradentes e Santos Dumont);
● Av. Escola Politécnica;
● Av. Dr. Ricardo Jafet;
● Av. Prof. Abraão de Morais;
● Rua Sapetuba;
● Av. Jornalista Roberto Marinho;
● Av. Eng. Armando de Arruda Pereira;
● Estrada de Itapecerica;
● Av. Pirajussara.
Destaque – Entrega de novas Faixas Azuis nas avenidas Salim Farah Maluf e Aricanduva. Foto: Leon Rodrigues/SECOM
Publicação:
Domingo | 7 de julho, 2024