Sexta-feira | 13 de janeiro, 2023
Com isso, a aposta feita em Sergio Rial para alavancar as vendas da companhia foi perdida; ele renunciou ao cargo. Consigo, o diretor de relações com investidores, André Covre, também deixou o posto.
A Americanas surpreendeu o mercado no meio desta semana com uma inconsistência contábil na casa dos 20 bilhões de reais em suas contas preliminares. O balanço da empresa está previsto para ser apresentado no final de março. “Analistas, segundo dados da Refinitiv, esperam um lucro operacional medido pelo Ebitda de R$ 2,9 bilhões e receita líquida de 28,7 bilhões para o acumulado do ano passado”, informou a Money Times.
Inconsistência é o dobro do valor da empresa
A notícia do rombo nas contas da Americanas surpreendeu os acionistas e provocou a renúncia do CEO Sérgio Rial (ex-CEO do Santander), que assumiu o cargo no dia 1º de janeiro deste ano. No mesmo dia, André Covre das relações com investidores, também se demitiu. Atualmente a empresa tem o valor de 10 bilhões na bolsa, a metade da cifra inconsistente. “Entre as inconsistências está a existência de operações de financiamento de compras em valores da mesma ordem acima nas quais a companhia é devedora perante instituições financeiras e que não se encontram adequadamente refletidas na conta fornecedores nas demonstrações financeiras”, esclareceu Renan Dantas da Money Times.
Procon-SP
“Diante das notícias veiculadas nesta semana reportando problemas contábeis no Grupo Americanas, o Procon-SP notificou a empresa questionando sobre os impactos para os consumidores.” O órgão de defesa do consumidor questiona se os problemas contábeis comprometerão as compras dos consumidores e pede detalhes sobre quantas pessoas serão afetadas. A Americanas ainda “deverá esclarecer se as reclamações dos últimos 90 (noventa) dias na plataforma do Procon-SP tem relação com os problemas noticiados e, em caso positivo, qual o plano de ação da empresa para solução”. O órgão informa ainda que no ano passado, o grupo teve quase 9,5 mil queixas registradas por consumidores que tiveram problemas com suas compras. “A empresa tem até o próximo dia 17 para responder aos questionamentos do Procon-SP.”
Fontes: Money Times, ecommercebrasil, Procon-SP
Destaque – Americanas / Divulgação