Curiosidade infantil: qual a sua importância no aprendizado e como estimulá-la? A pergunta e comentários sobre esse comportamento das crianças foi levantado em artigo recente, leia a seguir.
Museu da Imaginação / SP
“A curiosidade é uma característica importante do ser humano e, desde bem cedo, as crianças apresentam um desejo de conhecer e saber das coisas. Ela se manifesta de várias maneiras nos pequenos, seja nas perguntas, nas brincadeiras, nas experiências e nos erros e acertos. É preciso entender que a curiosidade é um processo natural e é importante estimular as crianças a serem mais curiosas e descobrirem mais,” avalia o blog do Museu da Imaginação, localizado em na capital paulista.
“Observa-se, de forma geral, que essa característica no primeiro ano de vida é um processo interior da criança, sem manifestação exterior. No segundo ano de vida, a criança começa a se manifestar e demonstrar que percebe o mundo à sua volta e que as pessoas e as coisas são diferentes dela mesma, e aí que se inicia a fase das perguntas, a famosa ‘fase dos porquês’.”
A fase dos “porquês”
Conforme o artigo, “a curiosidade infantil é normal e é preciso ter o cuidado de não associar as perguntas que as crianças fazem com falta de educação. Ser curioso é a motivação para aprender mais e as perguntas têm que ser sempre bem vindas. O adulto deve entender que é preciso valorizar essa fase e estimular essa curiosidade nas crianças, para que o aprendizado aconteça, isso é fundamental.
Por serem questionadoras, as crianças estão a todo tempo prontas a aprender. Não inventar respostas ou mentiras é muito importante para que elas criem confiança e não busquem respostas em fontes nada confiáveis. A curiosidade infantil é a maneira que as crianças têm de serem ativas intelectualmente.
Na fase dos porquês, algumas perguntas podem ser embaraçosas, mas, ao perguntar, as crianças demonstram interesse natural pelo conhecimento, e os adultos responsáveis em respondê-las devem procurar uma maneira lúdica e instrutiva de satisfazê-los”.
O Museu da Imaginação possui uma programação bem bacana e pode ser uma boa opção para o recesso escolar que começa a ser vislumbrado pelas crianças, pais e responsáveis. Quem tiver interesse pode acessar o site aqui e conferir a programação.
Fonte: Museu da Imaginação
Destaque – Imagem: aloart
Publicação:
Sábado | 2 de dezembro, 2023