“Qualquer coisa como o esplendor dos olivais e dos laranjais, o azul do céu, o violeta da montanha, tons de asas de pavão subindo do mar e pontilhado com linhas de neve prateada, dificilmente se pode imaginar…”. Esta foi a definição do artista e autor vitoriano Edward Lear, sobre o lugar.


Corfu (Kerkyra em grego), ao contrário do resto da Grécia, nunca caiu sob a opressão otomana. Devido às sucessivas dominações dos venezianos, franceses e britânicos ao longo dos séculos, a ilha tornou-se principalmente parte do mundo ocidental e não do mundo levantino. A sua cultura exerceu forte influência na cidade: foi aqui que foram fundadas a primeira Universidade Grega (a Academia Jônica), a primeira Orquestra Filarmônica e a Primeira Escola de Belas Artes.
Deixe Corfu tecer seu feitiço sobre você com seus monumentos históricos, rico patrimônio multicultural e paisagem natural deslumbrante.

Chique e delicada por natureza

Com o passar do tempo, a ilha de Corfu pode ter mudado, mas qualquer viajante ainda pode sentir o espírito de um passado distante e glorioso. O seu rico patrimônio multicultural, os seus monumentos históricos, a sua deslumbrante paisagem natural, os seus mares cristalinos e o seu excelente clima durante todo o ano explicam porque Corfu é um dos destinos mediterrânicos mais cosmopolitas que fascina os seus visitantes.

 

Ilha do Mar Jônico: Corfu, Grécia. Foto: ©GNTO

 

Praça Spianada

Descubra os lugares mais bonitos da cidade de Corfu caminhando. Spianada, a maior praça dos Balcãs, é o centro da cidade, adornada com notáveis obras da arquitetura francesa do século XIX. Aqui você pode assistir a jogos de críquete ou assistir a concertos musicais organizados ao longo do ano. Visite Liston, a marca registrada da cidade, onde os aristocratas costumavam desfrutar de seus passeios noturnos. As arcadas características formam o cenário mais romântico para uma xícara de café de boas-vindas em uma das aconchegantes cafeterias da cidade. Explore os subúrbios elegantes de Mandouki, Garitsa e Saroko.

 

Ilha do Mar Jônico: Corfu, Grécia. Foto: ©GNTO

 

Mitologia

A ilha onde Ulisses conheceu a princesa Nausicaa em uma das cenas mais célebres da Odisseia de Homero é um destino mágico durante todo o ano; eventos musicais coloridos, festas culinárias, festivais religiosos, celebrações carnavalescas – conhecidas por suas profundas influências venezianas – e a Páscoa mais alegre da Grécia formam um requintado mosaico de experiências.

 

Ilha do Mar Jônico: Corfu, Grécia. Foto: ©GNTO

 

Filmando em Corfu

Alguns filmes de diretores consagrados foram feitos em Corfu: Fedora (1978), diretor Billy Wilder; 007 – For Your Eyes Only (1981), John Glen; The Greek Tycoon (1978), J. Lee Thompson; The Burglars (1971), Henri Berneuil; Escape to Athena (1979), George Cosmatos; The Durrels (2016-2019), Roger Goldby, Steve Barron, Niall Maccormick e Edward Hall; Jupiter’s Thigh (1980), Philippe de Broca. Dentre os atores que estrelaram essas películas estão: Telly Savalas (ficou famoso pela série Kojak), Claudia Cardinale, David Niven, Jacqueline Bisset, Anthony Quinn, Edward Albert, James Franciscus, Roger Moore, Carole Bouquet, William Holden, Marthe Keller, José Ferrer, Henry Fonda e tantos outros.


Publicação:
Domingo | 10 de setembro, 2023