A maior extinção de todos os tempos na história da Terra é a extinção do Permiano, um evento que ocorreu há cerca de 252 milhões de anos.

Smithsonian Institution*


Um predador único que nadou no oceano durante o Permiano, cerca de 260-290 milhões de anos atrás, foi o tubarão chamado Helicoprion. Este tubarão tinha um conjunto de dentes em espiral que se assemelhava a uma serra circular, diferente de qualquer outro tubarão. É tão único que até hoje os cientistas ainda não têm certeza de como os dentes se encaixavam na mandíbula do tubarão.

Placodermes

Outro predador, o placoderme, era um peixe que tinha placas ósseas cobrindo seu corpo. Sem dentes, usava as bordas afiadas das placas que cobriam sua mandíbula para cortar sua presa. Embora inicialmente muito bem-sucedidos e diversificados, os placodermes só existiram por 50 milhões de anos, enquanto os tubarões, uma linhagem que começou em um momento semelhante, duraram até os tempos modernos.

Extinção do Permiano

Os cientistas estimam que 90% das espécies marinhas desapareceram ao longo de cerca de 60.000 anos. A extinção foi uma resposta às mudanças dramáticas na atmosfera da Terra. Enormes erupções vulcânicas, ao longo de milhões de anos, expeliram dióxido de carbono e gases tóxicos do interior da Terra.

 

 

Elevação da temperatura da Terra

À medida que as temperaturas acumuladas pelos gases flutuavam rapidamente, os níveis de oxigênio despencavam e o oceano se tornava mais ácido devido à chuva ácida. As cinzas que bloquearam o sol inicialmente causaram a queda da temperatura da Terra, mas a lava logo queimou os depósitos de carvão que liberaram o gás de efeito estufa dióxido de carbono na atmosfera, elevando a temperatura.

Espécies extintas e sobreviventes

A extinção final do Permiano cortou drasticamente a diversidade da vida na Terra. Alguns grupos foram extintos, enquanto algumas espécies em outros grupos sobreviveram. Os ouriços-do-mar, outrora diversos durante o Permiano, foram devastados – apenas uma espécie sobreviveu. Os amonitas também foram duramente atingidos. Mas os poucos que sobreviveram se tornaram alguns dos mais diversos cefalópodes predadores.

 

 

Acompanhe a continuação na próxima edição. Leia todas as postagens de Oceano pré-histórico


*Sobre a Smithsonian Institution
É o maior complexo de museus, educação e pesquisa do mundo, com 21 museus e o Zoológico Nacional – moldando o futuro preservando o patrimônio, descobrindo novos conhecimentos e compartilhando nossos recursos com o mundo.
A Instituição foi fundada em 1846 com recursos do inglês James Smithson (1765-1829) de acordo com seus desejos “sob o nome de Smithsonian Institution, um estabelecimento para o aumento e difusão do conhecimento”. Continuamos a honrar esta missão e convidamos você a se juntar a nós em nossa busca.