Sábado | 20 de maio, 2023

Acompanhe as dicas para decidir sobre o futuro do seu comércio e saiba como melhorar a perfomance do e-commerce, se esse modelo for uma realidade para sua empresa.


Em seu artigo “Como o varejo mudou para sempre”, no e-commercebrasil, Josele Delazeri, com mais de 10 anos de experiência na área de empreendedorismo digital, faz observações interessantes sobre o tema. “Varejistas de todo o mundo notaram uma tendência óbvia: as compras mudaram. Os clientes quase nunca pesquisam nas lojas locais para encontrar os produtos de que precisam. Em vez disso, eles exploram a internet em busca de melhores preços, avaliações e recomendações. Com experiências de compra otimizadas na web, os consumidores esperam uma experiência integrada e perfeita ao visitar lojas físicas ou ao usar seus telefones celulares.”

Dicas

De fato, o comportamento de boa parte dos consumidores segue esse modelo antes de decidirem sobre suas compras. Em outro artigo, Josele, deixa dicas importantes àqueles comerciantes que pretendem encarar essa realidade e para quem já está aprendendo a lidar com o comércio eletrônico (e-commerce). Dentre elas, destacam-se:
:: Conheça o seu público-alvo e suas necessidades;
:: Personalize sua loja de comércio eletrônico;
:: Enfrente o aumento da concorrência;
:: Gere leads de forma consistente.

Consumidores

Por outro lado, a especialista observa aquilo que os consumidores visam como benefícios e uma experiência bem sucedida. “É senso comum que quanto mais fácil for para os clientes comprarem com você, mais frequentemente eles o farão – e mais eles comprarão. Então, aqui estão maneiras de integrar sua loja física com sua loja online para uma experiência de compra perfeita em ambos os canais,” ensina.
:: Conveniência;
:: Mais escolha:
:: Melhor experiência na loja.

Foco na experiência dos clientes

Apesar de ser complexa, a decisão de mergulhar no e-commerce é definitiva e pode ser até uma questão de sobrevivência para as empresas permanecerem atualizadas. Josele, que é Head de Canais e Parceiros da Get Commerce, aconselha aos empreendedores permitirem que os clientes online retirem na loja, fundirem suas estratégias digitais e físicas, além de utilizarem tecnologia de orientação digital para melhorar a experiência dos compradores.

O futuro é… omnichannel

Finalizando seu artigo, a professora ensina. “Estar online não significa apenas ter um site habilitado para comércio eletrônico. Existem vários canais pelos quais as pessoas podem comprar, como aplicativos e sites de mídia social – por exemplo, o Instagram. Vender em vários canais é conhecido como varejo omnichannel.”


Fonte: e-commercebrasil


Destaque – Imagem: aloart