Segunda-feira | 3 de julho, 2023

De acordo com o levantamento divulgado no dia 30 de junho, a última semana do mês apontou queda de 46% em relação a março.


O Sistema de Diagnóstico das Cenas Abertas de Uso analisou que entre os dias 20 de junho e 28 de junho os roubos e furtos na região da Santa Cecília e Campos Elíseos caíram 46% e 20% em relação à primeira semana dos resultados (27 de março a 2 de abril), divulgou o Portal do Governo de São Paulo. As forças policiais paulistas, em conjunto com outros órgãos, têm agido de modo a favorecer a revitalização do centro da capital.

Secretaria de Segurança

De acordo com o Governo, essa é a 12ª semana de queda dos indicadores na região. “Se comparar a última semana de análise com os mesmos dias de 2022, também foi percebido uma queda dos indicadores de 31% nos roubos e 4% nos furtos. No mês de maio a redução foi de 20,3% e 22,6%. Desde o começo do ano a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) vem adotando medidas no combate aos crimes na região. A primeira delas foi o reforço no policiamento de 120 homens que realizam o patrulhamento ostensivo e preventivo,” expõe o órgão informativo governamental paulista.

Tornozeleiras eletrônicas

Com o intuito de evitar reincidências criminais, o órgão já toma medidas junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), para que os presos liberados em audiências de custódia usem tornozeleiras eletrônicas. “A pasta tem os equipamentos para o projeto piloto e já capacitou os profissionais. Estima-se que cerca de 60% dos crimes são cometidos por suspeitos reincidentes,” calculou. A SSP-SP informa que está em andamento a análise de parceria com o poder judiciário “para que os policiais possam monitorar mais de perto os suspeitos que estão cumprindo pena em liberdade, seja ela qual for, e se estão cumprindo corretamente as regras desse regime,” assevera.


Destaque – Patrulhamento da PM na região central de SP. Foto: Governo SP / Divulgação