Sábado | 12 de agosto, 2023

Ele é o primeiro robô brasileiro de atendimento autônomo e de telepresença, criado pela Human Robotics – uma startup brasileira que recebeu apoio da Finep.


A utilização de robôs se destaca entre as inovações mais importantes para o varejo: com funções que vão de uma recepção amigável à identificação de ruptura de gôndolas, eles garantem uma melhor experiência tanto aos clientes quanto aos funcionários. Essas funções permitem uma maior produtividade, qualidade de trabalho, e redução nos custos operacionais, uma vez que executam, 24 horas por dia e 7 dias por semana, tarefas repetitivas de forma totalmente automatizada, com baixa taxa de erros.

Tendências

A transformação provocada pelo uso de robôs tornou-se constante e a cada dia eles evoluem com a aplicação de inteligência artificial (IA), assumindo decisões e interagindo com o público. Olivier Smadja, CEO da Human Robotics, explora essa tendência. “Nos últimos anos, testemunhamos uma crescente adoção de robôs autônomos e interativos em diversos setores, impulsionada pela constante busca por eficiência, inovação e diferenciação no mercado,” afirma. Ele destaca alguns benefícios dessa remodelação setorial:
:: Eficiência operacional;
:: Experiência do cliente aprimorada;
:: Redução de custos e desperdícios;
:: Inovação competitiva;
:: Potencial de crescimento e expansão.

 

Robios durante apresentação em empresa varejista. Foto: Human Robotics / Divulgação

 

Automação no Varejo

De acordo com a Human Robotics – empresa sediada no Tecnoparque em Curitiba, PR – a função mais utilizada no setor é a de atendimento ao cliente. “Com ela, é possível passar informações, tirar dúvidas, divulgar promoções e degustações, sugerir opções de cross-selling (venda cruzada) e localizar produtos na loja,” enumera e menciona que “todas as interações geram e armazenam dados que podem ser utilizados nos processos de decisão dos gestores, pois permitem insights importantes sobre as preferências do consumidor, índices de satisfação, jornada de compra e tendências”. Outra aplicação é a detecção de “ruptura de gôndolas”, quando o robô detecta espaços vazios nas prateleiras, reconhece a disponibilidade no estoque e notifica o responsável pela reposição. “Dessa forma, evita-se que os corredores estejam vazios de produtos que se encontram armazenados,” lista a Product Management, Maria Eduarda Oliveira.

Competitividade

Sobre a importância de adotar a robótica no varejo moderno, a Head Of Marketing da Human Robotics, Larissa Felix, resume em recente artigo: “A automação com robôs é um verdadeiro catalisador para a transformação da indústria e do varejo. Ao abraçarmos essa tecnologia de forma estratégica, estamos capacitando nossas empresas a prosperar em um ambiente competitivo e em constante mudança”. Ao abordar a alta competitividade do mercado, ela assinala a robótica como um importante diferencial. “A capacidade de inovar e oferecer uma experiência única ao cliente coloca-nos à frente da concorrência, atraindo novos consumidores e fortalecendo nosso posicionamento no mercado. Além de oferecer aos fornecedores um PDV (ponto de venda) interativo e inovador, o que chama a atenção e investimentos da indústria para o varejo.”

Finep

A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) Inovação e Tecnologia é uma marca governamental que possui a missão de promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Dessa forma está apta a conceder recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras. O apoio da Finep abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos.


Fontes: Human Robotics / Finep