Entrada: À esquerda a sinalização vertical, com placa instalada ao contrário na Rua Antonio João Fiori. Foto: aloimage

Saída: Sinalização de sentido único na Rua Antonio João esquina com Rua Henrique Dumont, no Tatuapé. Foto: aloimage.

Mapa mostra o sentido da Rua Antonio João Fiori. A velocidade máxima foi sinalizada há poucos dias na esquina da Rua Emílio Mallet com Praça José Luiz. Foto: aloimage

Sinalização vertical da CET, com placa de advertência instalada ao contrário, na contramão da via. Excesso de gastos está sendo investigado pelo TCM. Foto: aloimage


Quarta-feira, 16 de setembro de 2015, às 12h49


A sinalização das vias está numa fase eufórica. Tanto que as contas da Prefeitura estão chegando ao TCM. O entusiasmo pela redução de velocidade e a instalação de placas é tamanho que chegam a ser instaladas ao contrário.

Nesta manhã, flagramos a sinalização vertical com a placa de advertência PARE, instalada na contramão da Rua Antonio João Fiori, travessa da Rua Henrique Dumont, no Tatuapé. Em contato com o GET3 – órgão da CET localizado na Rua Emília Marengo –, fomos direcionados à Secretaria Municipal de Transportes (SMT).

Informamos que essa via consta como mão única e não poderia estar com a placa voltada na contramão. Em contato com a assessoria de imprensa da SMT e CET, enviamos esta reportagem e estamos aguardando a apuração dos fatos por parte dos órgãos.

Perigo

O perigo maior está na configuração da Rua Antonio João Fiori, que forma uma ferradura com duas saídas na Henrique Dumont, tornando impossível a visão dos motoristas que trafegam pelas curvas dessa via. Há iminência de colisões e graves acidentes e atropelamentos por tratar-se de rua tranquila sem tráfego intenso de veículos, por onde as pessoas mais idosas e crianças caminham sem prestar muita atenção. No entanto, há quem acelere muito acima do permitido – 30 km/h , nesta e em outras vias adjacentes, onde já existe as placa indicativa de velocidade.

A região está recebendo cada vez mais veículos devido ao aumento populacional e no curto percurso da via já foi possível observar até uma perua escolar que trafegava na contramão cometendo dupla infração. A primeira de trânsito e a segunda quanto à educação das crianças que apanha para levar à escola. Também é possível observar automóveis estacionados na direção contrária. Mesmo com a plausível tolerância ou o risco de percorrer alguns metros no sentido contrário do trânsito, por se tratar de uma rua sem movimento, poucos se atrevem a isso devido à configuração da rua em formato de meia lua.

Superfaturamento

A Band News obteve documentos exclusivos que levaram à suspeita de superfaturamento na instalação de placas em São Paulo; com as mudanças nas velocidades das vias, milhares estão sendo instaladas. O Tribunal de Contas do Município (TCM) está investigando. Por sua vez a CET divulga que poderá explicar os valores que variam, mas chegam a 1.000 reais por placa instalada.

Nesta imagem do então Largo Nossa Senhora da Conceição, por volta de 1950, observamos a recente reurbanização, a antiga capela. No centro da imagem (bem pequena), a torre da igreja Nossa Senhora do Bom Parto, que dali pode ser captada na foto, já que não havia construções que ficassem acima dos telhados das casas, até então, somente árvores.

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